Siga o OTD

Basquete

Santo André e Araraquara abrem rodada da LFB

Rivais diretos se enfrentam no ABC paulista com transmissão da ESPN Extra; duas repatriadas podem estrear na LBF CAIXA 2019 em outros jogos da rodada

Alana e Débora vão travar batalha na armação de Santo André/Apaba e SESI Araraquara (Jorge Bevilacqua/Ellen Costa)

Próximos na tabela, Santo André/Apaba e Sesi Araraquara abrem nesta quinta-feira (25) a rodada do final de semana da Liga de Basquete Feminino (LBF). O jogo começa às 19 horas no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista, com entrada gratuita.

Quinto colocado com 4 vitórias em 7 jogos, o time da casa, comandado por Bruno Guidorizzi, quer se recuperar do revés para o líder Vera Cruz Campinas, que venceu por quase 30 pontos de diferença. Sem a ala Jaqueline, fora do resto da temporada, o treinador quer que suas jogadoras personalizem mais o seu jogo.

“A gente sabe da importância do jogo, um confronto direto pra classificação. Mas tenho me preocupado mais com as más apresentações que temos feito. Ainda estamos tentando encontrar a melhor forma de jogar. Cada jogadora precisa desempenhar o seu melhor, sem tentar fazer o papel da Jaque”, analisou Guidorizzi, que cita o que o time precisa fazer para voltar a ter boas atuações.

“A chave pra esse jogo é voltarmos à nossa essência de time vencedor, que foi campeão paulista no ano passado e que não está jogando dessa forma na Liga de Basquete Feminino. Voltando isso, a gente tem muito mais chances na Liga”, finalizou o técnico andreense.

Já o Sesi Araraquara está uma posição acima e vem de uma ótima fase. Já são quatro vitórias consecutivas para o time comandado por Daniel Wattfy, que assumiu a equipe na segunda rodada. A armadora Débora, uma das peças principais do ataque e MVP da vitória do último sábado, sobre o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, lista as principais chaves para engatar o quinto triunfo seguido na temporada.

“Impor o nosso ritmo de jogo, com uma defesa agressiva e um ataque consistente”, resume a armadora, que volta a enfrentar o time no qual onde foi campeão paulista em 2017 e do Desafio de Habilidades do último Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino.

“É gratificante retornar à Santo André, cidade que tem uma tradição muito forte no basquete, onde fui bem acolhida e vivi grandes momentos. Tenho certeza que será um grande jogo e vamos em busca desta vitória”, completou.

Será o primeiro confronto entre as equipes paulistas válido pela LBF. No ano passado, quando se enfrentaram pelo estadual, o time do ABC foi melhor em duas ocasiões.

Mais quatro jogos

Nesta sexta-feira (26), mais dois jogos dão sequência ao campeonato. Primeiro colocado, o Vera Cruz Campinas (6V-0D) vai até o Rio de Janeiro para enfrentar às 19 horas a LSB RJ/Sodiê Doces (9º, 1V-7D), na Arena Olímpica da Juventude, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro – jogo com entrada gratuita. Às 20 horas, a bola vai subir no Recife para Uninassau e Blumenau, no ginásio do SESC Santo Amaro, com entradas a partir de R$ 5 (meia-entrada).

No sábado e no domingo, mais duas jogadoras repatriadas terão sua primeira chance de estrear na temporada da Liga de Basquete Feminino. No sábado (27), Izabella Sangalli estará disponível ao Ituano Basquete (6º, 4V-4D), que visita o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip (8º, 2V-5D) – jogo às 17 horas, no ginásio do CREC Baetinha.

No dia seguinte, a armadora Tainá Paixão, que passou um ano e meio em Portugal, retorna ao Sampaio Basquete (3º, 5V-1D) para um dos principais jogos da rodada, contra Blumenau (2º, 6V-1D), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). A bola sobe às 11 horas no confronto que pode mudar a liderança do campeonato em caso de vitória blumenauense e derrota do Vera Cruz Campinas na sexta-feira.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete