Siga o OTD

Basquete

Flamengo sai na frente do Corinthians nas quartas da NBB

Time carioca derrotou o Corinthians na primeira da melhor de cinco pelas quartas da NBB e agora faz duas partidas em casa

Reprodução/Instagram

O Flamengo deu um passo enorme no sábado (13) para chegar nas semifinais do NBB neste ano. O time bateu o Corinthians por 92 a 73, em São Paulo, na primeira partida da série melhor de cinco válida pelas quartas. O rubro-negro agora recebe o rival paulista duas vezes em seu ginásio e se vencer ambas varre o Timão do playoff.

O jogo 1 foi no Ginásio Wlamir Marques, que recebeu cerca de 5,3 mil torcedores do Corinthians. A próxima partida será às 20 horas de quarta-feira (17), no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro.

Com teve melhor campanha na fase de classificação, o rubro-negro tem a vantagem do mando. Após jogar a primeira fora, recebe o Corinthians duas vezes e, se necessário, joga o sexto fora e o sétimo no Rio.

Quem vencer pega o sobrevivente de Botafogo e Pinheiros. Os cariocas saíram na frente, com uma vitória em casa por 91 a 76 nesta sexta (12).

O Flamengo fechou a fase de classificação com o segundo melhor aproveitamento, 22 vitórias em 26 jogos, e inclusive não precisou passar pelas oitavas de final. O Corinthians foi o sétimo, 12 vitórias nos mesmos 26 jogos, e eliminou o Brasília nas oitavas.

No jogo deste sábado, destaque para o duplo-duplo de Anderson Varejão e para seu companheiro de time Olivinha, que superou os três mil rebotes no NBB, o primeiro a atingir tal feito.

+CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O jogo

O Flamengo começou melhor e fez logo 5 a 0 em duas faltas em Olivinha. O Corinthians reagiu e chegou a abrir 15 a 8 no primeiro quarto com Fuller metendo tudo de fora. Foram três quase seguidas, forçando o técnico do Flamengo Gustavinho a parar pela primeira vez o jogo.

Deu resultado e o time carioca equilibrou o jogo e, em uma boa ação ofensiva de Varejão, cortou a distância para 22 a 20, placar final do primeiro quarto.

Assim como na primeira parcial, o Flamengo começou a segunda fazendo 5 a 0, depois 8 a 0 em uma bola de três de Nesbitt. Assim, o placar virou para 28 a 22 em favor do Flamengo e não perdeu mais o comando do marcador.


A essa altura, a torcida do Corinthians começava a lotar o Wlamir Marques e foi entrando no jogo. Mas o Flamengo não se intimidou e a dois minutos do fim do primeiro tempo, Varejão recebeu uma bela assistência debaixo do aro e elevou a distância para oito pontos, no 40 a 32.

Antes do fim da primeira etapa o Corinthians cresceu, fez seis pontos em dois ataques e cortou para 42 a 40 a distância, placar do primeiro tempo. No segundo quarto, 22 a 18 para os cariocas.

Na volta dos vestiários, novamente o Flamengo começou melhor e chegou a abrir 11 a 2 em cerca de 2min30s, jogando a distância pela primeira vez em dois dígitos: 53 a 42.

Na segunda metade do quarto, após uma longa paralisação para a consulta do árbitro de vídeo, o Corinthians cresceu, a torcida se inflamou e Giovannoni e Fuller cortaram a desvantagem para duas posses no 55 a 51.

Apesar da recuperação, foi o Flamengo que venceu o terceiro quarto, 23 a 19, e entrou na última parcial com 65 a 59 no placar.

Como em todos os outros quartos, os cariocas abriram boa frente no começo na última parcial. Fez 18 a 2 na primeira metade e sumiu no placar: 83 a 61 quando faltavam 5min30s. Nos últimos minutos o Corinthians equilibrou a ações, mas não tinha mais perna para buscar o placar.

Foi a terceira vitória do Flamengo na atual temporada do NBB sobre o rival paulista. Venceu os dois na fase de classificação primeiro na Arena Carioca 1, por 72 a 64, depois no Wlamir Marques, por 91 a 68.

Calendário da série
Jogo 1 – 13/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
Jogo 2 – 17/04 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro
Jogo 3 – 20/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro
Jogo 4* – data e hora a definir, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
Jogo 5* – data e hora a definir, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário

Mais em Basquete