Siga o OTD

Basquete

Paulistano segura Vitória e fica a um jogo da classificação às finais do NBB

O Paulistano/Corpore está a um resultado positivo de chegar às finais do NBB. Na noite desta sexta-feira (12),  atuando em casa, a equipe da capital paulista venceu o Jogo 2 contra o Universo/Vitória, por 82 a 72, e abriu 2 a 0 de frente na série válida pelas semifinais.

Com 2 a 0 de frente, o Paulistano terá a chance de fechar o confronto e garantir vaga nas finais do NBB neste domingo (14), às 11h, novamente no Ginásio Antonio Prado Junior. A partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os grandes destaques da vitória do Paulistano foram o ala Eddy e o pivô Guilherme Hubner, que marcaram 20 e 18 pontos, respectivamente. Com ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra, a dupla fechou a partida com sete bolas de 3 em 12 tentativas e oito acertos em dez bolas de dois pontos tentadas.

O grande trunfo foi o ótimo aproveitamento nos arremessos de três pontos e a equipe teve 15 acertos em 36 tentativas (41,7%). Dos 82 pontos marcados pelo time paulista, 45 vieram de arremessos de longa distância. Eddy e Lucas, com quatro cada, comandaram a artilharia alvirrubra.

“O Vitória deu liberdade para esses arremessos e soubemos levar vantagem nisso. Jogo de playoff se ganha do jeito que dá, e hoje tivemos bom aproveitamento. Foi um grande resultado, mas ainda não tem nada definido. Domingo temos a chance de fechar a série em casa e temos que manter o foco”, disse Guilherme, que converteu três bolas da linha de três pontos.

O equilíbrio deu o tom ao primeiro tempo e a liderança mudou de lado dez vezes. A maior vantagem do Paulistano foi logo nos minutos iniciais, com 5 a 0, enquanto que o Vitória teve no máximo três pontos à frente (15 a 12). No final das contas, as equipes foram para o intervalo com o placar em igualdade pela sétima vez (38 a 38).

Para dominar o terceiro quarto e abrir 12 pontos de frente (64 a 52), o Paulistano foi praticamente impecável nos arremessos de quadra, com apenas dois erros em 12 tentativas. Seis dos dez acertos da equipe foram da linha de três pontos, sendo dois de Hure e Guilherme, Lucas, Eddy e Yago com uma cada.

Depois de abrir 12 pontos ao final do terceiro quarto (64 a 52), o Paulistano precisou segurar uma grande reação do Vitória para vencer. Restando pouco mais de três minutos para o fim, a diferença caiu para apenas três pontos (73 a 70), mas o time paulista soube segurar a pressão dos rivais para ficar em ótima condição na série.

O principal destaque do Vitória na partida foi Kenny Dawkins, autor de 17 pontos. O armador norte-americano liderou a reação dos baianos no fim e marcou sete dos 20 pontos da equipe no último quarto.

O Paulistano superou o desfalque de um de seus principais jogadores. Com um quadro de virose, o armador Georginho ficou de fora da partida e nem esteve no Ginásio Prado Junior nesta sexta. O jogador é dúvida para a partida de domingo.

Os 30 primeiros pontos do Paulistano na partida foram marcados por Guilherme Huber, Eddy e Lucas Dias. No primeiro quarto, os três jogadores marcaram todos os pontos da equipe. Na segunda parcial, Guilherme e Eddy marcaram mais dez pontos até que Jhonatan converteu uma bandeja e foi o quarto jogador do time da casa a pontuar na partida.

“Viemos totalmente focados em vencer, mas não soubemos fechar o jogo. Nosso segundo tempo foi um pouco abaixo e temos consciência disso. Não tivemos o equilíbrio necessário nos quatro, cinco minutos finais. Agora é descansar e analisar o que erramos porque domingo é a última chance que temos de sobreviver na série”, disse o experiente ala Arthur, do Vitória.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete