Siga o OTD

Basquete

Sampaio vence clássico e estreia com vitória na LBF 2019

Em São Luís, Sampaio joga bem em casa e não dá chances para a Uninassau no clássico do Nordeste

Matheus Marques/Sampaio

No clássico do Nordeste, quem vem mandando é o tubarão. Jogando em casa, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no Maranhão, o Sampaio Basquete derrotou a Uninassau por 66 a 38 na estreia das equipes na LBF CAIXA 2019. Esta foi a quinta vitória consecutiva do tricolor maranhense sobre o adversário pernambucano, contando a última edição do torneio – também venceu todos os jogos em 2018. A diferença de 28 pontos deste sábado é também a maior desta série. A Uninassau não vence o rival desde fevereiro de 2017.

A norte-americana Tyler Scaife e ala Rapha Monteiro, estreantes da tarde, foram as cestinhas do confronto com 17 pontos, mas a brasileira acabou como a MVP da partida por fechar com 28 de eficiência, a maior registrada em cinco jogos da temporada. Pelo Uninassau, Leila teve 14 pontos e foi a única a anotar dois dígitos no fundamento. Casanova esteve pouco inspirada – produziu apenas no primeiro período e terminou com 7 pontos e 3 assistências. Ronni Williams teve 6 pontos e 9 rebotes.

O Sampaio Basquete começou sua caminhada em 2019 com Tyler Scaife, Julieta Ale, Tati Pacheco, Rapha Monteiro e Agustina Leiva. A Uninassau foi a quadra com Casanova, Leila, Chirinda, Williams e Fabi.

E foi a equipe visitante quem começou melhor, abrindo 7 a 2 nos primeiros minutos. Com pouco tempo de treinamento, o Sampaio demorou a engrenar, mas Scaife conduziu a equipe com 9 pontos na primeira parcial, que registrou o placar de 17 a 14. O jogo seguiu equilibrado no segundo período e foi para o intervalo empatado em 26 pontos. Ex-Sampaio, Leila marcou seis no segundo quarto.

No terceiro período, o Sampaio apertou a marcação e reduziu a eficiência ofensiva do adversário, deixando zeradas várias jogadoras da time visitante – exceção, Thaissa marcou 6 pontos no período – e abrindo vantagem de oito pontos para o quarto final.

Na última etapa, a Uninassau apagou. Marcou apenas três pontos em lances livres de Leila e não assustou mais o time da casa, que caminhou com passos largos rumo a vitória.

“É uma primeira partida, com erros. Mas o mais importante é que estamos tendo determinação e luta na defesa, para conseguirmos criar bons contra-ataques e sairmos com a vitória hoje”, disse Raphaella Monteiro.

Para o técnico da Uninassau, Roberto Dornelas, a equipe ainda não está no condicionamento ideal e isso foi determinante para o revés.

“A questão física pesou muito no segundo tempo, aliado ao pouco tempo de treinamento que tivemos. Fizemos um bom primeiro tempo e com o decorrer do jogo, eles conseguiram rodar a equipe e a gente não. A pressão que eles fizeram desgastou muito a gente e acabamos errando bastante. Agora é ter sabedoria, consciência e paciência para os dois jogos que estão por vir. É chato, é ruim a gente começar perdendo na competição, mas no ano passado também foi assim e fomos nos recuperando no decorrer dela”, lamentou o comandante pernambucano.

Os próximos compromissos das duas equipes serão no ABC paulista. Na quinta (21), a Uninassau encara o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip às 19h, com transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN. Na sequencia (20h30), o Sampaio visita o Santo André/Apaba. Os confrontos se invertem dois dias depois, no sábado (23), com jogos às 16h e 18h.

AGENDA DO DIA

abr 22 05:00 ITF do Cairo Izabela Novac (ROM) Jennifer Dourado (BRA) abr 22 06:00 Campeonato Espanhol de futebol feminino Español Atlético de Madrid abr 22 06:00 ITF de Chiasso Salma Djoubi (FRA) Teliana Pereira (BRA) abr 22 07:00 Campeonato Sul-Coreano de futebol feminino Red Angels Changnyeong abr 22 08:30 ITF do Cairo Sem Wensveen (HOL) Julia Konishi (BRA) abr 22 08:30 Torneio de Montaigu de futebol sub-17 Brasil Inglaterra abr 22 13:00 Campeonato Italiano de vôlei masculino Trentino (ITA) Lube Civitanova (ITA) abr 22 13:00 Campeonato Italiano de vôlei feminino Novara (ITA) Scandicci (ITA) abr 22 13:00 Mundial de tênis de mesa Mattias Falck (SUE)/Matilda Ekholm (SUE) Gustavo Tsuboi (BRA)/Bruna Takahashi (BRA) abr 22 13:00 Mundial de tênis de mesa Ham Yu Song/Cha Yo Sim Eric Jouti (BRA)/Lin Gui (BRA) abr 22 16:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 São Raimundo (RR) Porto Velho abr 22 16:30 Challenger de León João Menezes (BRA) Andrés Martinavarro (ESP) abr 22 16:30 ITF de Santa Margherita de Pula Luísa Stefani (BRA) Alice Tubello (FRA) abr 22 16:30 ITF de Santa Margherita de Pula Gabriela Cé (BRA) Irene Garbo (ITA) abr 22 18:00 Challenger de León Thiago Wild (BRA) Evan King (EUA) abr 22 20:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 Operário-MT Atlético-AC abr 22 20:10 NBB - Quartas de final Franca Basquete Bauru abr 22 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 1 Leonardo Moreira abr 22 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 1 Cassio Rippel abr 22 23:30 NBA Utah Jazz Houston Rockets

Mais em Basquete