Siga o OTD

Basquete

Buscando vaga na Copa do Mundo, Brasil encara fase decisiva

Precisando de vitória em um dos dois jogos, o Brasil visita Ilhas Virgens e República Dominicana em busca de vaga na Copa do Mundo

Foto: FIBA

No final do mês, o Brasil encara uma fase decisiva na busca por uma vaga na Copa do Mundo de Basquete. A Seleção tem dois compromissos fora de casa: primeiro, nas Ilhas Virgens, em 21 de fevereiro, no Centro de Esportes e Fitness da USVI, em Saint Thomas. Depois, o duelo é contra a República Dominicana, no dia 25, no Palacio de los Deportes, em Santo Domingo. O time verde e amarelo precisa de uma vitória para garantir um lugar no cenário mundial.

Após os dez jogos, a equipe liderada por Aleksandar Petrović soma sete vitórias e três derrotas. No Grupo F, o time é terceiro, atrás da Venezuela e do Canadá. O treinador croata teve que fazer algumas mudanças na equipe desde o último jogo. Ele reforçou o time com Alex García (Bauru Basket) e convocou os armadores Rafael Luz (Andorra, Espanha), Yago Matheus (Paulistano) e Alexey Borges (Franca), além dos atacantes Vítor Benite (San Pablo Burgos, na Espanha) e Leandro Barbosa (Minas Gerais, Brasil).

Petrović também chamou Marquinhos Souza (CR Flamengo) e Mark “Didi” Louzada (Franca, Brasil), e os centrais Anderson Varejão (CR Flamengo), Rafael Mineiro (CR Flamengo, Brasil), Lucas Dias (Franca, Brasil) e Juan Pablo Batista (Mogi das Cruzes, Brasil).

“Para a última janela de qualificação, vamos contar com o retorno de um importante jogador que se recuperou de uma lesão, Alex García. Contaremos também com a presença de Alexey Borges, que jogou bons jogos e quem eu gostaria de ver ao lado de Rafa Luz e Yago Matheus na Seleção brasileira ”, disse Petrović antes do reencontro da equipe.

Desta vez, Marcelino Huertas (Baskonia, Espanha), Rafael Hettsheimeir (Franca, Brasil) e Augusto Lima (San Pablo Burgos, Espanha) não estarão jogando, como é o caso de outros jogadores que estiveram presentes em ocasiões anteriores. Dias e Batista, no entanto, que jogam na liga nacional de basquete do Brasil (NBB) foram chamados.

“Rafael teve uma pequena fissura no osso navicular do pé esquerdo e não poderá jogar por cerca de seis ou oito semanas. Lima sofreu um trauma em sua região lombar e sua recuperação levará de duas a quatro semanas ”, explicou o médico da equipe brasileira, Carlos Vicente Andreoli.

Os jogadores flamenguistas  que participaram da Copa Intercontinental – Marquinhos Sousa, Rafa Mineiro e Anderson Varejão – vão se juntar ao elenco para o próximo desafio.

“Tivemos alguns momentos ótimos, alguns momentos ruins e realmente mostramos que merecemos estar na China em 2019. Temos dois jogos para chegar a esse objetivo; isso é muito importante para a equipe nacional ”, acrescentou Anderson Varejão.

“Nós vamos conseguir o nosso lugar. Estes são dois jogos importantes e precisamos manter o foco dia após dia; primeiro, precisamos pensar sobre o primeiro jogo e conseguir essa vitória para se qualificar; e então podemos nos concentrar no próximo desafio. A atitude deve ser a melhor possível, devemos nos basear na concentração, na vontade e na energia da equipe. Não há segredo: temos que dar tudo porque vale muito para nós ”, acrescentou Vítor Benite.

Qualificar-se nas eliminatórias anteriores foi o objetivo da equipe sul-americana, já que eram donos da casa no Wlamir Marques, em São Paulo, O time, entretando, perdeu para o Canadá por 94 a 67, adiando a ida à China. Eles já haviam derrotado a República Dominicana – que também são os rivais -, por 100 a 82, em um jogo no qual Leandro Barbosa (20 pontos) foi o destaque.

“Perder por 30 pontos em casa é muito difícil e temos que recuperar isso nos dois últimos jogos, porque isso será muito significativo. Nós não queremos sentir nenhum remorso. Queremos ter o nosso lugar na China 2019 o mais rápido possível ”, acrescentou o veterano Varejão.

Contra as Ilhas Virgens, no mês de setembro, os cariocas levaram os pontos de partida sem pisar na quadra, porque o time caribenho enfrentou dificuldades operacionais e não conseguiu embarcar seus jogadores na hora de enfrentar a equipe brasileira. Por esse motivo, este será o primeiro confronto entre as duas equipes nos embates qualificatórios.

“Estes serão jogos decisivos e precisamos de uma vitória, por isso precisamos fazer tudo, particularmente no primeiro jogo contra as Ilhas Virgens. Com base nas poucas coisas que eu vi, eles são um adversário que jogam muito fisicamente e que podem complicar as coisas para nós, então temos que impor nosso ritmo e velocidade, e com certeza, vamos nos qualificar nesse primeiro compromisso ”, assegurou Alex García.

Marquinhos Souza é o líder da equipe, com média de 15 pontos por jogo.  Augusto Lima e Marcelinho Huertas, ausentesm também lideram: o primeiro, em rebotes com 8,3; e o segundo, em assistências, com 6,7. Na eficiência do jogo, o melhor é Anderson Varejão, com 17,7.

O armador Alexey Borges ficou muito satisfeito com a oportunidade de usar a camisola da selecção: “Estou muito feliz e me sinto honrado por ser convocado. Representar o meu país é o meu sonho e é um objetivo de todos os jogadores. Este é um momento único para o Brasil e minha carreira. Estou muito feliz por ter sido convocado pelo treinador e grato por esta oportunidade. Darei tudo para fazer o melhor e tentar ajudar o time a conseguir a classificação para a Copa do Mundo, que é o nosso grande objetivo”.

Mais em Basquete