Siga o OTD

Basquete

Flamengo domina, vence e está na final da Copa Intercontinental

Armador argentino marca 19 pontos, Marquinhos colabora com 17 e time carioca vence por 90 a 58

Divulgação Flamengo

Pode comemorar, nação rubro-negra: o sonho do bicampeonato da Copa Intercontinental está mais vivo do que nunca para o Flamengo. Com atuação imponente desde o primeiro quarto, o time do técnico Gustavo De Conti dominou o Austin Spurs, atual campeão da G-League (liga de desenvolvimento da NBA), e venceu a partida semifinal do torneio mundial, por 90 a 58.

Fizeram chover: Foi um verdadeiro show do Flamengo. Além do grande desempenho defensivo, a equipe rubro-negra soube trabalhar a bola de maneira perfeita, o que resultou em um incrível aproveitamento nas bolas de 3. Foram 16 acertos em 29 tentativas (55,17% de aproveitamento) e uma atuação de gala para os comandados de Gustavo De Conti.

Dupla sinistra: Para sair de quadra vencedor, o Flamengo contou com desempenho magistral da dupla Franco Balbi e Marquinhos. O armador argentino foi autor de 19 pontos (5/8 nas bolas de 3 pontos), todos eles no primeiro tempo, e o ala de 2,07m de altura registrou 17 pontos (3/7 nos arremessos de quadra), sendo nove deles só no terceiro período.

Que venham os gregos: Com o triunfo na semi, o rubro-negro carioca lutará pelo bicampeonato da Copa Intercontinental neste domingo (17/02), contra o AEK Atenas (GRE), que venceu o San Lorenzo (ARG) na outra semifinal, por 86 a 64. O duelo será na Arena Carioca 1, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Não deu para eles: Pelo lado do Austin Spurs, somente um atleta pontuou em dígitos duplos: o ala Josh Huestis, que marcou dez pontos. Atrás dele, o experiente DeJuan Blair foi autor de nove pontos, e o ala Richard Bader e o pivô nigeriano Amida Brimah deixaram a quadra com oito pontos cada.

Fala aí, comandante: “Nos preparamos bastante para essa partida. Sabíamos que eles vinham mais para um jogo de 1×1 no ataque, sem muita substância tática. Preparamos nossa defesa para isso, analisamos as características de cada um para defender os arremessadores e deixar quem tem menos aproveitamento com a bola. Deu certo e felizmente saímos com a vitória”, disse o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.

Baile do Balbi #1: O primeiro tempo teve nome e sobrenome: Franco Balbi. Depois de ver o Austin Spurs iniciar a partida com ritmo altíssimo e abrir 11 a 2, o argentino do Flamengo entrou em cena e fez dez pontos seguidos e liderou a corrida de 18 a 2 dos rubro-negros, que não só viraram o jogo como ainda abriram sete pontos (20 a 13) ainda no primeiro quarto.

Balbi do Balbi #2: Depois, no segundo período, o armador entrou em ação novamente e, com mais três bolas de 3 pontos certeira, sendo a última delas no estouro do cronômetro e de mão esquerda – ele é destro – , liderou uma nova deslanchada do Mengão, que foi para o intervalo com importante vantagem de 15 pontos: 44 a 29.

Marquinhos em ação: Se os dois primeiros quartos foram de Franco Balbi, o terceiro foi de Marquinhos. O ala de 2,07m esquentou a mão e acertou três tiros de 3 pontos consecutivos e guiou o clube da Gávea a abrir n ada menos do que 25 pontos de diferença (59 a 35). Mais tarde, a vantagem ainda subiu para 29 pontos: 67 a 38.

Só administrou: Depois da larga vantagem construída, o técnico Gustavo De Conti usou boa parte de seus reservas e manteve o ritmo da equipe lá em cima. Sem reagir, o Austin Spurs não foi capaz de mudar o cenário da partida, e o Flamengo só esperou o cronômetro zerar para soltar o grito da vitória.

Fala aí, Marquinhos: “Foi uma partida muito boa. Começamos ansiosos, fora do lugar, mas no decorrer da partida fomos nos encaixando. O Franco (Balbi) teve um primeiro tempo incrível, chamou o jogo e pontuou muito bem. Já nos segundo tempo minha bola caiu mais, o Varejão ajudou também, Mineiro foi muito bem na defesa. O time todo está de parabéns”, declarou Marquinhos.

Mais em Basquete