Siga o OTD

Basquete

Campeonato Brasileiro de basquete é lançado em Sorocaba

Com alta expectativa por parte dos organizadores, competição é vista como celeiro para novos jogadores e grande oportunidade para os demais profissionais

Foto: Marina Gouvêa/LSB

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou, na tarde da última segunda-feira (12), no Auditório da Facens, em Sorocaba (SP), a apresentação oficial do Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino – 2019. A competição, que será aberta no dia 09 de março, contará com oito equipes.

Estiveram presentes: Marcelo Sousa (diretor executivo da CBB), Carlos Fontenelle (secretário geral da CBB), Simei Lamarca (secretário de esportes de Sorocaba), Oscar Archer (presidente da Federação Catarinense de Basketball), Enyo Correia (presidente da Federação Paulista de Basketball) e Cesar Ferreira (gestor da Spalding Brasil). Além dos representantes das equipes, técnicos e jogadores.

“Há alguns meses estivemos em Sorocaba e começamos a desenhar esse projeto, que agora se tornou uma realidade. Estamos prestes a começar o campeonato que será democrático e vai trazer inúmeras oportunidades, pois tenho a certeza será um celeiro para os novos jogadores, sem falar no aumento do campo de trabalho para os demais profissionais envolvidos, como técnicos e preparadores físicos, entre outras funções. Temos ciência de que é um campeonato inicial, mas de suma importância para o que pretendemos fazer em 2020”, comentou Sousa.

“Tivemos a oportunidade de apresentar tudo o que o campeonato disponibilizará aos clubes e aos torcedores e creio que foi a contento de todos. Esta é uma competição nova, mas que já nasce com a perspectiva de crescimento, uma vez que foi notória a união e o engajamento dos clubes para que tudo caminhe da melhor formar”, acrescentou Fontenelle.

Outro ponto importante a ser destacado é que um jogo por rodada será transmitido ao vivo pela TV NSports (https://www.tvnsports.com.br), que detém grande expertise em transmissões online e conta com profissionais de alto gabarito. “Outra novidade importante é que o melhor jogador da partida será premiado com um troféu, cedido pelo presidente Oscar Archer, da Federação Catarinense. A transmissão ao vivo também trará muitos benefícios ao campeonato e aos clubes, não só pela exposição imediata, bem como na exposição continuada”, destacou Fontenelle.

As oito equipes participantes são estas: Araraquara/ABA/Fundesport (Araraquara-SP), Cravinhos (Cravinhos-SP), Brusque/FME/Aradefe/Trimania (Brusque-SC), Blackstar Basquete (Joinville-SC), NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG (Ponta Grossa-PR), São José dos Pinhais/Guaxo (São José dos Pinhais-PR), LSB/PMS (Sorocaba-SP) e Unifae/São João da Boa Vista (São João da Boa Vista-SP). De acordo com o regulamento, na fase inicial as equipes jogarão entre si, em turno e returno, e os quatro melhores classificados avançam aoFinal Four.

“Quero de agradecer a todos que confiaram neste campeonato que está prestes a começar e, principalmente, as equipes que abraçaram a ideia. Para mim, a existência do campeonato é mais importante que o resultado em si. Receber vocês em nossa casa é uma emoção muito grande”, comentou Rinaldo Rodrigues, técnico da LSB/PMS.

“As metas foram além do que a gente esperava. Para nós do NBPG, numa competição de nível nacional, esse primeiro passo será muito interessante pela forma como está se iniciando”, frisou Milos Alexander, técnico do Novo Basquete Ponta Grossa, que enalteceu a união das equipes. “Todos os clubes estão se unindo e a rivalidade vai ficar só dentro de quadra mesmo. A maior intenção é o crescimento do basquete brasileiro em uma linha contínua”, complementou.

A rodada inicial terá estes confrontos:

09 de março (sábado)

16h: NBPG/CCR RodoNorte/UniSecal/LDPG x Blackstar Basquete

10 de março (domingo)

11h: São José dos Pinhais/Guaxo x Brusque/FME/Aradefe/Trimania

11h: Cravinhos x LSB/PMS

11h: Araraquara/ABA/Fundesport x UNIFAE/São João da Boa Vista

* Horário de Brasília

Mais em Basquete