Siga o OTD

Basquete

Titulares de NBB Brasil e NBB Mundo estão definidos

Quinteto “francano” no time do Brasil e capitães no comando do NBB Mundo: veja quem iniciará o duelo entre brasileiros e estrangeiros no Jogo das Estrelas 2019

(Fotojump/LNB

Os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo estão definidos. Depois de duas semanas de votação e um total de 15.171 votos computados, os quintetos que iniciarão o Jogo das Estrelas 2019 estão confirmados.

Anderson Varejão (Flamengo), Cauê Borges (Botafogo), Didi (Sesi Franca Basquete), Lucas Dias (Sesi Franca Basquete) e Léo Meindl (Paulistano) serão os titulares do NBB Brasil.

Já o quinteto inicial do NBB Mundo será formado por Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor), David Jackson (Sesi Franca Basquete), Kyle Fuller (Corinthians), David Nesbitt (Flamengo) e Franco Balbi (Flamengo).

A partida entre brasileiros e estrangeiros será realizada no sábado (09/02), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, ESPN e Fox Sports. O show do intervalo ficará por conta da Banda Atitude 67.

Com 7.738 votos (51% dos votos), Anderson Varejão foi o atleta mais votado no NBB Brasil pelo segundo ano consecutivo. O pivô foi seguido de perto por Cauê Borges, que teve 7.651 votos (50%) e Didi, votado por 7.603 pessoas (50%). Já Lucas Dias teve 7.109 votos (46%) e Léo Meindl ganhou 6.520 menções (42%).

O mais interessante é que todos os titulares do time brasileiro possuem alguma ligação com Franca. Varejão atuou no time francano ainda na categoria de base, entre 1998 e 2002, antes de ir para a Espanha e dar início à sua carreira no exterior. Cauê Borges e Léo Meindl são nascidos em Franca (SP), e Didi e Lucas Dias atuam pelo clube da cidade atualmente.

Já pelo Mundo, Shamell foi o líder não só do time estrangeiro, mas de toda a votação, com 11.259 votos (74% dos votos). Logo atrás veio David Jackson, com 10.662 votos (70%), e Fuller, com 8.641 menções. Completam o quinteto gringo a dupla rubro-negra formada por Nesbitt, com 7.472 votos (49%) e Balbi, que foi lembrado por 7.314 fãs (48%).

Os reservas do NBB Brasil serão: Yago Mateus, Marquinhos, JP Batista, Alex Garcia, Gegê, Leandrinho Barbosa e Olivinha. Já os suplentes do NBB Mundo serão: Jamaal, Zach Graham, Bennett, Dominique Coleman, Enzo Ruiz, Windi Graterol e Kenny Dawkins.

Os técnicos das duas equipes também estão definidos. Quem comandará o NBB Brasil será Helinho Garcia (Sesi Franca Basquete), que terá Régis Marrelli (Paulistano/Corpore) como auxiliar. Já no NBB Mundo, o comandante será Gustavo De Conti (Flamengo), que contará com Léo Figueiró (Botafogo) como assistente.

Este será o nono duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo na história do Jogo das Estrelas. A vantagem geral no confronto é brasileira, com cinco vitórias, contra três dos estrangeiros.

A edição 2019 do Jogo das Estrelas acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP). No primeiro dia serão realizados os torneios individuais (Habilidades, 3 Pontos e Enterradas) e o Desafio Interligas – Novas Estrelas, enquanto no segundo será a vez do tradicional duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.

Capitães escolhem Olivinha para lugar de Hettsheimeir

O pivô Rafael Hettsheimeir, do Sesi Franca Basquete, foi diagnosticado com uma fissura no osso navicular do pé esquerdo e por isso não poderá defender o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2019, já que seu tempo de recuperação estimado é de seis a oito semanas.

Diante dessa situação, o trio de capitães do time brasileiro (Anderson Varejão, Alex Garcia e Leandrinho Barbosa) optou pela convocação do ala/pivô Olivinha, do Flamengo, para o lugar do pivô francano.

O jogador rubro-negro estava na relação de 18 atletas dada aos capitães para a escolha dos nomes que iriam para o Jogo das Estrelas, mas não havia sido selecionado na primeira oportunidade.

Agora, Olivinha participará do Jogo das Estrelas pela oitava vez em 11 anos de NBB. Além disso, estará também no Desafio de Habilidades pelo segundo ano consecutivo.

Além de relacionado para o duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, Hettsheimeir também participaria do Torneio de 3 Pontos, mas foi prontamente substituído por seu companheiro de time David Jackson.

Outro que também será substituído no evento será o ala Gemerson, que participaria do Desafio de Habilidades Supergasbras, mas está lesionado. Para seu lugar, foi acionado seu companheiro de time, o ala/pivô Pilar.

Mais em Basquete