Siga o OTD

Basquete

Sorocaba se reapresenta com novidades para a primeira LBF

Equipe de Sorocaba retomou treinamentos nesta semana com reforços para sua primeira LBF. Confira detalhes!

Luis Claudio Antunes/PortalR3

Estreante na LBF, o Pró-Esporte/Sorocaba iniciou na última segunda-feira (28) os treinamentos visando o campeonato nacional. A equipe comandada pelo técnico Plinio Bortoleto vai mesclar juventude com experiência e confirmou a chegada de três reforços.

Chegam para o garrafão do Gualberto Moreira duas jogadoras que vieram do Instituto Babby/RN-Pinda: a ala/pivô Lee Lisboa, de 26 anos e 1,83m, uma das principais reboteiras do último paulista, e a pivô Lorena (20 anos, 1,89m), que na LBF tem passagens por Recife Uninassau e Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip. Também é novidade a jovem Stefane Gabriel, ala de 1,80m que vem da base de São José dos Campos.

“Esse ano é um ano importante. Vou ter a oportunidade de jogar um campeonato muito forte e com grandes jogadoras. Fico muito feliz em estar em Sorocaba e poder fazer o que eu gosto. Espero desfrutar da melhor maneira possível”, comemora Lee Lisboa, jogadora que também passou pelo Santos Basquete e já chegou a disputar a LBF em 2011/12, quando estava na categoria de base do São Caetano.

O treinador sorocabano elogia a polivalência dos seus reforços.

“São jogadoras bem versáteis. Com elas conseguiremos ter uma dinâmica bem legal em quadra, pois são jogadoras que fazem várias posições. Aqui elas vão ter oportunidades e espero que elas aproveitem isso. (Vamos) explorar ao máximo isso delas e conseguir resultados positivos em quadra”, diz Plinio Bortoleto.

Do grupo que disputou o último estadual, permaneceram as armadoras Aruzha, Larissa e Raquel, as alas Camila Jackson, Mariane Vargas e Jéssica Palma, além da ala/pivô Mariana Santos. Mais novidades deverão ser anunciadas na próxima semana.

A cidade que escreveu uma bela história no basquete feminino nas décadas de 1980 e 1990, e que culminou no título Mundial de 1991, voltou ao cenário há quatro anos, com o projeto em parceria com a prefeitura municipal. Em 2018, voltou a disputar o Paulista após 25 anos de ausência, e retornará ao âmbito nacional nesta temporada.

“A gente optou por ter uma equipe mais nova, com a nossa base daqui. Estamos voltando com o basquete feminino e tentando resgatar aos poucos a história de Sorocaba no basquete feminino”, finaliza Bortoleto.

A bola sobe para a temporada 2019 da LBF a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O calendário completo com os confrontos da primeira fase e as datas dos playoffs será divulgado nos próximos dias.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete