Siga o OTD

Basquete

Holloway e Bennett desequilibram, Pinheiros vence Flamengo e empata série em 2 a 2 no NBB

Vai ter Jogo 5 na série entre Flamengo e EC Pinheiros. Na noite desta segunda-feira (01), em São Paulo, o clube da capital paulista venceu novamente o time rubro-negro, por 102 a 98, e empatou o confronto válido pelas quartas de final do NBB em 2 a 2.

Depois das duas vitórias seguidas do Pinheiros, a série será decidida na quinta e a partida, nesta sexta-feira (05), em horário a ser definido, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. O duelo que definirá o rival do Gocil/Bauru Basket nas semifinais terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os norte-americanos Holloway e Bennett tiveram grandes atuações e comandaram a vitória pinheirense. O primeiro foi o cestinha da partida, com 32 pontos, e ainda garantiu nove rebotes, seis assistências e quatro bolas recuperadas. Já o camisa 3 registrou 22 pontos, seis rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas.

Mesmo sem ser a principal característica de ambos, Holloway e Bennett tiveram ótimos aproveitamentos nas bolas de três pontos e somaram sete acertos em 13 tentativas (53,8%), sendo quatro de Holloway.

“Vamos ao Jogo 5 e é agora é tudo ou nada. Lutamos sempre por essa equipe e por essa torcida. Temos totais condições de jogar de igual para igual com o Flamengo e vamos lutar para fazer história novamente”, disse o cestinha Holloway, que marcou 12 pontos no último quarto.

Em toda a história do NBB, o Pinheiros é responsável por três das quatro viradas em uma série de playoffs após estar atrás por 2 a 0. A última delas foi na temporada passada, diante do Minas Tênis Clube, nas oitavas de final.

“Desde que a série estava 2 a 0 nunca falamos em virada, falamos em vencer um jogo no Rio. Tivemos dois jogos fora de casa para vencer um. Conseguimos vencer o Jogo 3 e levar a série de volta para casa. Hoje ganhamos em casa. Playoff é assim, jogo a jogo. Essa dedicação da equipe é bonita de se ver. Agora vamos voltar para o Rio. Sabemos que é uma missão muito difícil, mas já fizemos uma, então provamos que podemos fazer outra, e vamos buscar”, analisou o comandante pinheirense César Guidetti.

Os 200 pontos marcados no duelo deste domingo representam a maior pontuação de uma partida sem prorrogação desta temporada. Para isso, as duas equipes tiveram ótimos aproveitamentos nos arremessos. O Pinheiros teve 50% nos três pontos, 47,8% nos dois pontos e 81,5% nos lances livres. Já o Flamengo teve 40,7% nos três pontos, 57,1% nas bolas de dois pontos e 89,5% nos lances livres.

“Eles (Pinheiros) estão se beneficiando muito mais do que ataque e não conseguimos parar alguns jogadores. Mas estaremos preparados para esse Jogo 5. Vamos fazer prevalecer aquilo que conquistamos durante o campeonato todo. Jogamos o campeonato inteiro para poder decidir em casa. Sabemos que é um jogo decisivo, em que temos a obrigação de vencer, e vamos nos preparar para isso”, comentou o técnico do Flamengo, José Neto.

Em meio ao grande equilíbrio de Pinheiros e Flamengo, os rebotes foram decisivos para a vitória paulista. O time vencedor teve 45 rebotes conta 28 dos rivais. Em seu ataque, o clube paulista teve 16 rebotes e garantiu 18 pontos em segundas chances.

Com 24 pontos, o ala Marquinhos foi o cestinha do Flamengo no NBB, seguido por Olivinha, que marcou 19. Outro destaque do clube da Gávea na partida foi o armador Ricardo Fischer, responsável por dez pontos e oito assistências.

“Não é só na defesa que estamos pecando, erramos em muitas coisas que foram combinadas. O Pinheiros está em um momento muito bom, acertando bolas difíceis em diversos momentos. Estamos jogando contra uma grande equipe. Não podemos oscilar tanto nas partidas, sair de um período bom e ir tão mal no seguinte. Isso foi o diferencial”, declarou Marquinhos.

O Flamengo começou o jogo com uma ótima defesa e praticamente anulou o jogo de cinco contra cinco do Pinheiros. Enquanto isso, do outro lado da quadra, a equipe contou com boas jogadas de Marquinhos e Olivinha e abriu 14 a 6 de frente.

Após um tempo técnico pedido por seu treinador, o Pinheiros passou a atacar com mais paciência e melhorou seu rendimento, muito por conta de Bennett. O norte-americano chamou a responsabilidade e foi peça chave para que o time da casa cortasse a diferença para cinco pontos ao final do primeiro quarto (23 a 18).

Depois de reagir, o Pinheiros tratou de tomar o controle do jogo no segundo período. Logo de cara, a equipe marcou sete pontos seguidos e virou o jogo (25 a 23). Na sequência, o Flamengo até recuperou a liderança, mas com seu ataque produzindo muito bem, a equipe venceu a parcial por 27 a 21 e partiu para o intervalo na frente (45 a 44).

A partida do NBB seguiu eletrizante no terceiro quarto, com os dois ataques tendo ótimas produções. Do lado pinheirense, Bennett e Holloway roubaram a cena e marcaram 17 dos 31 pontos do time no período. Já o Flamengo teve ótimo jogo coletivo e quatro jogadores marcaram cinco ou mais pontos.

Na liderança no início do último quarto, o Pinheiros se manteve à frente até o fim. A equipe paulista chegou a abrir dez pontos (92 a 82), mas os rubro-negros reagiuram e chegaram a baixar para apenas dois. Só que os donos da casa contaram com o brilho de Holloway, autor de 12 pontos na parcial, para garantirem o triunfo e o empate na série.

As dependências do Ginásio Henrique Villaboim ficaram completamente cheias, com um público de quase 1500 pessoas para a partida do NBB. Com mais de meia hora para o início da partida, os portões foram fechados por conta da lotação máxima na casa pinheirense.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete