Siga o OTD

Basquete

São Paulo sediará fase de grupos da Liga das Américas 2019

Além da cidade paulista, Valdivia, no Chile, Ponce, em Porto Rico e a Cidade do México também receberão jogos. Franca, Paulistano e Mogi das Cruzes serão os representantes brasileiros na competição

Divulgação/FIBA

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) nas Américas confirmou que São Paulo, Cidade do México, Valdivia, no Chile, e Ponce, em Porto Rico, vão sediar a Fase de Grupo da Liga das Américas 2019. Franca, Paulistano e Mogi das Cruzes serão os representantes brasileiros na competição

A competição de clubes do continente americano começará no dia 18 de janeiro, na cidade de São Paulo, com o Grupo A, que terá o Paulistano recebendo a visita do clube argentino Atenas de Córdoba, do campeão uruguaio Malvin e do campeão colombiano Titanes de Barranquilla.

Já o Grupo B estreará no dia 25 de janeiro, no Ginásio Juan de la Barrera, Cidade do México, onde o Capitanes receberá a equipe compatriota Soles de Mexicali, campeã da Copa Centro-Americana de Clubes Real Estelí da Nicarágua, e mais recente campeão da  Liga Sul-Americana 2018, o tradicional de Franca.

No Grupo C, que será realizado de 1 a 3 de fevereiro, o campeão chileno Animas de Valdivia receberá o também brasileiro Mogi das Cruzes, e os clubes argentinos San Martin de Corrientes e o atual campeão da DIRECTV Liga das Américas, San Lorenzo.

E para fechar a fase de grupos, o Leones de Ponce receberá a visita do Arecibo, time porto-riquenho, do campeão panamenho Universitarios e do bicampeão continental e campeão venezuelano Guaros de Lara.

Os grupos foram confirmados da seguinte forma:

Grupo A – 18 a 20 de janeiro – São Paulo, Brasil
Paulistano (Brasil) *
Atenas (Argentina)
Malvin (Uruguai)
Titanes de Barranquilla (Colômbia)

Grupo B – 25 a 27 de janeiro – Cidade do México, México
Capitanes (México) *
Soles de Mexicali (México)
Franca (Brasil)
Real Estelí (Nicarágua)

Grupo C – 1-3 de fevereiro – Valdivia, Chile
Mogi Das Cruzes (Brasil)
San Lorenzo (Argentina)
San Martin de Corrientes (Argentina)
Ánimas de Valdivia (Chile) *

Grupo D – 8 a 10 de fevereiro – Ponce, Porto Rico
Leones de Ponce (Porto Rico) *
Guaros de Lara (Venezuela)
Universitários (Panamá)
Capitanes de Arecibo (Porto Rico)

“Estamos muito felizes em anunciar os anfitriões da Fase de Grupos da Liga das Américas 2019, que contará com a participação de 16 equipes, das quais 11 campeões representando 10 países, incluindo clubes históricos de nosso continente. Agradecemos a todos os clubes que manifestaram interesse em sediar e os quatro clubes anfitriões nos quais confiamos fornecerão um espetáculo de alto nível para seus fãs “, disse o presidente da FIBA ​​Américas, Usie Richards.

Na Fase de Grupo, as equipes foram divididas em quatro (4) grupos de quatro (4) equipes cada, que se enfrentarão entre si por três (3) dias. As duas melhores (2) equipes de cada grupo avançam para a fase semifinal.

Na Fase Semifinal, as oito (8) equipes serão divididas em dois (2) grupos de quatro (4) para jogar no formato round robin, quando todas as equipes se enfrentam uma vez. As duas melhores equipes de cada grupo irão avançar para a Final Four, onde o campeão da competição será determinado.

San Lorenzo de Almagro da Argentina é o atual campeão da Liga das Américas de basquete, depois de vencer a liga continental como anfitrião em Boedo, na Argentina.

Mais em Basquete