Siga o OTD

Basquete

Pinheiros e São José vencem na rodada do NBB

Paulistas levaram a melhor nas partidas desta quinta-feira (13).

O EC Pinheiros confirmou a vice-liderança do primeiro turno do NBB. No Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro, a equipe do técnico César Guidetti venceu o Botafogo, pelo placar de 91 a 76, e garantiu a segunda colocação da primeira metade do campeonato brasileiro.

Mando no Super 8: Com a vitória, o Pinheiros acumulou sua décima vitória em 13 partidas no NBB e, com a vice-liderança garantida, assegurou o mando de quadra na Copa Super 8 nas quartas de final e também na semifinal. Já o Botafogo permaneceu em sétimo, com seis triunfos em 13 oportunidades.

Fizeram chover: O Pinheiros literalmente fez chover no Oscar Zelaya e acertou nada menos que 18 bolas de 3 pontos em 39 tentativas (46,2% de aproveitamento), a segunda maior marca da atual temporada do NBB – a primeira é do Sesi Franca, com 19 contra o Vasco. Os destaques da equipe nos tiros longos foram Kenny Dawkins (4), Renato Carbonari (4), Bennett (3) e Isaac (3).

Os caras: Os cestinhas do time pinheirense no duelo foram os armadores Kenny Dawkins, com 19 pontos, sendo 17 deles só no primeiro quarto, e Corderro Bennett, com 17 pontos (3/4 nas bolas de 3), e do ala/pivô Renato Carbonari, que deixou a quadra com 18 pontos (4/7 nas bolas de 3 pontos). Vindo do banco, o ala Gabriel também se sobressaiu pela equipe paulista.

Fala aí, Dawkins: “Essa vitória foi muito importante. Entramos concentrados no que tínhamos que fazer, que era tirar o volume dos principais atletas deles, e conseguimos fazer bem. Minhas cestas saíram no primeiro quarto, mas depois todos do nosso time colaboraram para sairmos com essa vitória”, disse Kenny Dawkins.

Fala mais, monstro: “Estamos nos preparando forte porque a Copa Super 8 será muito dura. São os oito melhores do campeonato, então será muito parecido com um jogo de playoff. Agora vamos descansar e em seguida já focar no nosso adversário o Super 8”, completou o cestinha do Pinheiros.

Bem que tentaram: Pelo lado do Botafogo, os destaques ficaram por conta do ala Cauê Borges e o pivô Ansaloni, ambos com 18 pontos. Quem também se sobressaiu pelo Fogão foi o ala/pivô Arthur Bernardi, que deixou a quadra com 16 pontos.

Início “on fire”: O primeiro quarto tem nome e sobrenome: Kenny Dawkins. O armador norte-americano estava impossível, fez nada menos que 17 pontos e liderou uma bela arrancada do Pinheiros no início da partida (24 a 14).

Reação do Fogão: Ainda no primeiro quarto, o Botafogo reagiu na partida e cortou a diferença para dois pontos ao final da parcial (26 a 24). A virada veio no início do segundo período, com cravada do ala/pivô Arthur Bernardi (29 a 26). Mas o primeiro tempo ainda não havia terminado…

Aliviou a pressão: Na segunda metade do segundo período, o Pinheiros recuperou a liderança no placar rapidamente e não só virou a partida como ainda abriu dez pontos de frente ao final da parcial (47 a 37), muito graças ao bom desempenho do armador Felipe Ruivo, que saiu do banco e fez sete pontos.

Pressão de novo: O ritmo pinhreirense seguiu ótimo, e a diferença chegou a ser de 14 pontos (51 a 47). Porém, no último quarto, o Botafogo reagiu novamente e reduziu o prejuízo para apenas quatro pontos restando seis minutos para o fim (73 a 69).

Segurou e levou: A resposta pinheirense veio logo em seguida, com duas bolas de 3 pontos consecutivas – uma de Isaac e uma de Bennett. Com isso, a vantagem subiu para dez pontos (79 a 69) e aliviou uma nova tentativa de reação dos botafoguenses, que não tiveram forças e nem tempo para outra investida.

São José supera Brasília 

O São José Basketball colocou uma mão na vaga na Copa Super 8. Na noite desta quinta-feira (13/12), a Águia do Vale fez sua parte e para alcançar seu objetivo e venceu o Universo/CAIXA/Brasília, no Ginásio Lineu de Moura, por 87 a 75. Com isso, a equipe terá que contar com tropeço do Vasco da Gama para se classificar ao torneio.

Um pé no Super 8: Com o resultado, o São José somou sua quinta vitória em 13 partidas (38,5% de aproveitamento) e entrou no grupo dos times que vão à Copa Super 8 ao assumir a a oitava colocação. Agora, para ter sua classificação confirmada, o time joseense depende de uma derrota do Vasco da Gama nesta sexta-feira (14/12) para o Mogi das Cruzes/Helbor, às 21 horas, ao vivo no Fox Sports.

Jogo do Pedro: Para sair de quadra vencedor, o São José contou com atuação de gala do ala/armador Pedro Teruel, que fez 27 pontos (5/9 nas bolas de 3) e registrou seu recorde pessoal na temporada do NBB CAIXA. Além da pontuação, ele ainda pegou três rebotes, deu duas assistências e totalizou 27 de eficiência – também recorde na atual edição.

Também ajudaram: Além de Pedro, a Águia ainda teve outros destaques: o ala Márcio Dornelles, com 14 pontos, e os pivôs Douglas Nunes e Mineiro, autores de 11 e dez pontos, respectivamente.

Bem que tentaram: Pelo lado do Brasília, que permanece na última colocação do NBB CAIXA, os destaques ficaram por conta do armador Nezinho, com um duplo-duplo de 13 pontos e dez assistências, e o pivô venezuelano Windi Graterol, cestinha da equipe com 21 pontos (9/12 nas bolas de 2 pontos). Quem também apareceu bem no time candango foram os alas Zach Graham, com 16 pontos, e Rafa Moreira, com dez.

No controle: Depois de perder o primeiro quarto, o São José conseguiu a virada logo na parcial seguinte e praticamente não soltou mais. O Brasília chegou a ficar na frente por um curto espaço de tempo, mas os joseenses dominaram o placar até o fim. No segundo tempo, a vantagem ficou rodando os cinco pontos, mas nos minutos finais chegou a ser de 15 pontos.

Próxima parada: O Brasília seguirá na estrada e medirá forças com o Paulistano/Corpore, em São Paulo (SP), nesta voltará à quadra neste sábado (15/12), às 20 horas. Já o São José, que ainda aguardará sua classificação à Copa Super 8 no final do mês, entrará em ação somente em 2019, no dia 07 de janeiro (segunda-feira), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, às 20 horas.

 

Mais em Basquete