Siga o OTD

Basquete

Virgil Lopez deixa Sampaio Basquete por trabalho na França

Virgil Lopez será o assistente-técnico do Basket Lattes Montpellier durante cinco meses

Divulgação

O técnico Virgil Lopez, vice-campeão da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) no comando do Sampaio Basquete (Maranhão), vai atuar como assistente-técnico do Basket Lattes Montpellier Agglomération (BLMA), trabalhando por cinco meses ao lado do técnico Thibaut Petit. Neste período, a equipe de Montpellier (FRA) vai disputar três importantes competições, duas francesas e uma europeia: Liga Francesa, Copa da França e EuroCup.

“Recebi o convite e fiquei muito honrado com a proposta, pois este é um desafio muito grande, nesse meu retorno ao basquete francês. Não conhecia pessoalmente o técnico Thibaut Petit, mas trocamos informações e ideias; incrível, pois existem algumas pessoas, que mesmo com pouco tempo de contato e conversa, parece que já é um conhecido antigo. Temos uma visão do basquete muito similar, com algumas diferenças saudáveis, que darão abertura para o surgimento de novas ideias”, acrescentou Virgil, que quer aproveitar ao máximo esse tempo no basquete francês.

“Esse período vai ser muito importante para o meu desenvolvimento pessoal, além de enfrentar várias escolas, através da EuroCup, teremos contato com as jogadoras estrangeiras que atuam na França – norte-americanas, australianas, espanholas, entre outras, como a brasileira Clarissa dos Santos. O fato de trabalhar bastante em cima dos times adversários, encontrando sempre uma solução dentro da mecânica de pensar o jogo, que estarei compartilhando com o Petit, me dará a chance de observar o que vem sendo trabalhado atualmente no basquete francês e europeu; em primeiro plano, isso me possibilita estudar e depois aplicar, fazendo as minhas adaptações”, complementou Lopez.

Com contrato assinado por cinco meses, Virgil deve comandar o Sampaio Corrêa Basquete na edição de 2019 da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA). “A minha vontade é retornar ao Sampaio Basquete para disputar a LBF, estou conversando e negociando com o Murilo Dias, presidente da equipe maranhense, para que isso aconteça. Vou aproveitar bastante este meu período aqui na França para aprender, acompanhando equipes importantes de perto, por isso, esta oportunidade me deixa muito feliz”, explicou o francês.

Ao longo de sua trajetória no basquete brasileiro, o francês da cidade de Orange trabalhou na ADCF Unimed/Americana, atuando como assistente dos técnicos Luiz Zanon, por dois anos, e Antonio Carlos Vendramini, também por dois anos. Outra experiência de Virgil foi com a técnica cubana Lisdeivi Pompa, como assistente do próprio Sampaio Basquete.

Posteriormente, Lopez foi o treinador principal do mesmo Sampaio. Antes de rumar ao Brasil, Virgil foi assistente da técnica Valerie Garnier, atual comandante do selecionado francês feminino, no Lattes Montpellier.

Mais em Basquete