Siga o OTD

Basquete

CBB exalta escolha de ginásio corintiano para as Eliminatórias

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lançou a Janela 05 das Eliminatórias para a Copa do Mundo e comentou a escolha pelo ginásio corintiano.

CBB exalta escolha de ginásio corintiano para as Eliminatórias
Marcos Tristão

Nesta terça-feira (13), foi lançada oficialmente a Janela 05 das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo da China. O palco dos dois próximos jogos da seleção brasileira adulta masculina será o Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, do Corinthians, localizado na zona leste da cidade de São Paulo. Esta será a primeira vez que o espaço sedia um jogo oficial da equipe nacional.

“Isso não é um ginásio, isso é um templo sagrado do basquete brasileiro. Um templo que acolheu grandes jogos que ficaram na minha memória”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, ao relembrar as histórias dos ídolos Wlamir Marques e Oscar Schmidt no ginásio corintiano.

“Acho que ninguém se sente mais emocionado do que eu. Eu faço questão de que esse nome represente o basquete brasileiro. Vocês não sabem a honra que eu sinto quando, em um clube de futebol, é um jogador de basquete que dá nome a um ginásio”, comentou Wlamir Marques, ídolo do basquete brasileiro que deu nome ao local.

Oscar Schmidt, que também defendeu o clube alvinegro, completou a fala sobre a escolha do ginásio. “Joguei dois anos intensos pelo Corinthians. Só quem jogou aqui sabe o que significa ganhar um título pelo Corinthians. Não tem palco melhor, porque o Ibirapuera, no fundo, é frio. Lá, a torcida fica longe, aqui está todo mundo em cima”, disse o ex-jogador.

“Fazia muito tempo que eu não torcia para a seleção brasileira. Mas hoje nós temos um presidente diferente, um presidente que jogou basquete e que agora está no comando. Eu voltei a ter ânimo para torcer pela seleção. Tenho certeza que teremos um momento diferente do basquete brasileiro. Teremos luta, acima de tudo”, completou Oscar.

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira colocação na classificação geral do Grupo F das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo. A equipe nacional soma 14 pontos, conquistados em oito jogos realizados – com seis vitórias e duas derrotas. A fase de qualificação começou em novembro de 2017 e terminará em fevereiro de 2019, com a realização da Janela 06.

O próximo desafio da seleção brasileira, no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, será contra a República Dominicana, no dia 30 de novembro, às 19h15. Na sequência, em 3 de dezembro, a equipe enfrenta o Canadá, às 20h.

“A expectativa é grande, e tenho certeza que vamos fazer grandes jogos, principalmente contra o Canadá. Nós saímos muito tristes de lá, depois da derrota na última janela. Aqui a história vai ser outra, a gente tem o mando de jogo. Tenho certeza que vamos conseguir a vitória, apesar de serem dois times difíceis”, considerou Leandrinho.

Mais em Basquete