Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vitor Gonçalves é destaque do 1º dia do Brasil Internacional

Divulgação CBP

Vitor Gonçalves, da classe SS6, foi um dos destaques do primeiro dia de competições do Brasil Internacional de Parabadminton de 2018

Começou nesta quinta-feira, 9, o Brasil Internacional de Parabadminton 2018, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e o Brasil já estreou com vitórias na classe SS6. O evento segue até domingo, 12, e conta com a participação de 133 atletas de 16 países. Entre os competidores, 22 são da classe SS6 – para pessoas com baixa estatura.

O curitibano Vitor Gonçalves (SS6) jogou e venceu as duas partidas que competiu nesta quinta-feira. A primeira contra o canadense Wyatt Lightfoot, por 2 a 0 (21×5 e 21×11), e depois contra o japonês Yoei Hatakeyama, também por 2 a 0 (21×6 e 21×13). Na mesma classe, o brasileiro Dhiego Vidal entrou em quadra e foi derrotado pelo americano Miles Krajewski, por 2 a 0 (21×17 23×21).

“Estou muito feliz, ainda mais porque ganhei do japonês. A Ásia é uma potência no badminton, então tinha aquela preocupação. Mas toda vitória tem seu valor, principalmente as mais difíceis”, relatou Vitor de 19 anos.

Vitor tem nanismo e conheceu o parabadminton por meio de um projeto na escola em que estudou. Praticante da modalidade há dois anos, ele é o nono colocado no ranking mundial em sua classe.

“Hoje saiu tudo como planejamos. Nossa expectativa é ser campeão. Com os treinamentos, nossos atletas já apresentaram uma evolução. Quando não tem tantos atletas da mesma classe, fica complicado visualizar nosso crescimento. Vieram atletas fortes para cá e pudemos testar nossa potência. Jogamos bem”, comentou Marta Lopes, técnica das classes SS6 e SU5 da Seleção Brasileira de parabadminton.

Os países que participam da competição são: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru e Polônia.

O calendário da modalidade ainda reserva para este ano o Campeonato PANAM, em novembro, na cidade de Lima, no Peru. Esta será a última oportunidade para os atletas se classificarem para as competições mais importantes de 2019: o Campeonato Mundial de Parabadminton, na Suíça, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Mais em Paralimpíada Todo Dia