Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho derrota 22º. do ranking na estreia do Mundial

Brasileiro Ygor Coelho avança à segunda rodada do Mundial de badminton ao derrotar Wong Wing Ki Vincent, igualando a campanha do ano passado

Ygor Coelho estreou na madrugada desta segunda-feira no Mundial de badminton, que está sendo disputado em Nanjing, na China. O adversário era páreo duro: Wong Wing Ki Vincent, de Hong Kong, atual número 22 do mundo e que frequentou o top 10 no ano passado. Apesar disso, o brasileiro, que é o 39º. do ranking, fez valer toda a preparação feita para a partida e derrotou o adversário por 2 a 1 com parciais de 21/19, 20/22 e 11/4.

Antes da estreia no Mundial, Ygor Coelho passou duas semanas e meia trabalhando na Holanda. Ao mesmo tempo, estudou diversos vídeos de Wong Wing Ki Vincent e, junto com a técnica dinamarquesa Nadia Lyduch, elaborou uma estratégia para superar o atleta de Hong Kong. O jogador brasileiro cumpriu à risca as determinações da treinadora, que está em Nanjing com ele, e conseguiu vencer.

No primeiro set, Wong Wing Ki Vincent chegou a abrir 4 a 1 de vantagem. Aos poucos, no entanto, Ygor Coelho foi entrando no jogo. O carioca de 21 anos conseguiu a virada ao marcar cinco pontos seguidos, transformando a desvantagem de 7 a 4 em vantagem de 9 a 7.

O atleta de Hong Kong voltou a empatar em 9 a 9, mas Ygor Coelho tratou de abrir vantagem novamente e chegou a 13 a 8. O brasileiro controlou a diferença até fazer 19 a 14. A partir daí quem reagiu foi Wong Wing Ki Vincent, que conseguiu empatar em 19 a 19 e depois em 20 a 20. Na reta final do set, contudo, Ygor fez dois pontos seguidos e fechou em 22 a 20.

O último ponto do set, inclusive, foi eleito pela organização do Mundial de badminton como a melhor performance do primeiro dia da competição.

Apesar da vitória no primeiro set, Ygor Coelho começou muito mal o segundo. Cometendo erros e dando pontos de graça para o adversário, o brasileiro viu Wong Wing Ki Vincent abrir 5 a 0. A diferença foi caindo aos poucos até que chegou a um ponto, momento em que o atleta de Hong Kong vencia por 18 a 17.

Wong Wing Ki Vincent, no entanto, conseguiu dois pontos seguidos e teve três set points a seu favor. Ygor Coelho salvou dois, mas o asiático conseguiu fechar em 21 a 19 para levar a partida para o terceiro set.

No set decisivo, quem começou muito bem foi Ygor Coelho. O brasileiro fez 5 a 0 logo de cara e manteve a vantagem até chegar a 5 a 1. Foi quando Wong Wing Ki Vincent parou o jogo pela primeira vez para pedir atendimento médico por causa de dores na coxa. No retorno da partida, Ygor continuou tomando as rédeas da partida para fazer 11 a 4. Neste momento, o adversário resolveu abandonar o jogo por causa das dores que estavam lhe incomodando.

Com a desistência de Wong Wing Ki Vincent, Ygor Coelho está classificado para a segunda rodada. O desempenho já iguala o do ano passado, quando disputou o primeiro Mundial da carreira. Para tentar chegar pela primeira vez às oitavas de final, ele vai ter pela frente o indiano H. S. Prannoy, 11º. do ranking mundial. O jogo será disputado na quarta-feira.

Mais em Badminton