Siga o OTD

Badminton

Brasil decide com Peru vaga na semi do Pan Júnior por equipes

Reprodução/Instagram

Com uma vitória e uma derrota no Grupo B, equipe do Brasil precisa vencer o Peru para avançar no Pan-Americano Júnior de Salvador, na Bahia

Nesta quarta-feira (18), foi realizado o primeiro dia de disputas por equipes do Pan-Americano Júnior de badminton em Salvador, Bahia. Pelo Grupo B, equipe brasileira teve uma parada dura na estreia e acabou derrotada pelo Canadá, mas deu a volta por cima na segunda partida e ganhou do México. Agora os atletas brasileiros se preparam para enfrentar o Peru na quinta-feira (19).

Apenas os dois primeiros colocados do Grupo B seguirão para as semifinais, e o Brasil precisa ganhar dos peruanos para garantir a classificação. O Canadá já se garantiu e o México já está eliminado. Peru e Brasil vão se enfrentar por um vaga nas semifinais.

Pelo Grupo A, os Estados Unidos venceram o Chile por 5 jogos a zero. Por sua vez, o Chile ganhou de El Salvador por 4 a 1. Estados Unidos e El Salvador também se enfrentam na quinta-feira. Tudo leva a crer que os Estados Unidos, cabeça de chave número 1 do Pan-Americano Júnior de Badminton, vão levar o Grupo A, enquanto o Chile deve ser o segundo colocado.

Sendo assim, o Brasil, caso ganhe do Peru, tem grandes chances de enfrentar os EUA na semifinal.

Canadá 4 x 1 Brasil

A equipe canadense venceu quatro partidas e ficou com a vitória. Mas a equipe brasileira saiu na frente. Fabrício Farias fez 2 sets a 0 (21/12 e 21/19) no canadense Victor Lu e o Brasil saiu vencendo.

Mas daí em diante, só deu Canadá. Katie Ho-Shue ganhou por 21/14 e 21/8 da brasileira Jaqueline Lima. Pelas duplas masculinas, os canadenses Kevin Wang e Stanley Fang venceram William Guimarães e Donnians Oliveira por sets a 1, parciais de 21/11, 15/21 e 23/21.

Nas duplas femininas, Jaquelina Lima e Sâmia Lima perderam por duplo 21/14 para as canadenses Talia Ng e Wendy Zhang. Com o confronto definido, foi a vez da dupla mista. Stanley Feng e Crystal Lai venceram os brasileiros Fabrício Farias e Sâmia Lima por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/13.

México 0 x 5 Brasil

Horas depois de ser derrotada, a equipe brasileira retornou para enfrentar a equipe mexicana. E o Brasil não deu chance alguma para a equipe rival, venceu por 5 jogos a zero e se manteve vivo no Pan-Americano Júnior de badminton.

Fabrício Farias, mais uma vez, foi impecável e abriu o confronto contra o México com uma vitória contundente: duplo 21/5 para cima do mexicano Joel Angeles. Na sequência, Sânia Lima enfrentou Nicole Marquez. Sem muitos problemas, Sânia venceu por 21/14 e 21/10, dois sets a zero e dois jogos a zero para a equipe brasileira.

Nas duplas masculinas, Isak Batalha e Jonathan Mathias deram poucas chances a Joel Angeles e Hiram Mendonza, vencendo por dois sets a zero, parciais de 21/11 e 21/9. Com a vitória garantida, a dupla feminina entrou em ação. Jaquelima Lima e Sâmia Lima passaram por cima das mexicanas Nicole Marquez e Adelina Quiñones: 21 a 2 e 21 a 9; outro 2 sets a zero.

Fechando o confronto entre Brasil e México, Sâmia Lima e Fabrício Farias jogaram muito, fizeram dois sets a zero nos mexicanos Hiram Mendonza e Adelina Quiñones. Grande vitória da equipe brasileira.

Mais em Badminton