Siga o OTD

Badminton

Resultados em Toledo aumentam polêmica sobre convocação

Confederação divulga convocação para treinamento inicial

Maioria dos convocados pelo técnico Marco Vasconcelos para disputar o Pan-Americano não teve bons resultdos na etapa de Toledo do Circuito Nacional de badminton

Os resultados da etapa de Toledo do Circuito Nacional de badminton aumentaram a polêmica sobre a convocação feita pelo técnico Marco Vasconcelos para o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Depois de vários atletas terem se revoltado contra a lista feita pelo treinador, a maioria dos escolhidos não teve bons resultados no torneio disputado no interior do Paraná e que reuniu os melhores atletas do Brasil, com exceção de Ygor Coelho, principal nome do país na modalidade, que ocupa o 30º. lugar no ranking mundial e vai disputar a partir de quarta-feira o Orleans Masters, na França.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA ETAPA DE TOLEDO DO CIRCUITO NACIONAL DE BADMINTON

Fabrício Farias, de 17 anos, e Jaqueline Lima, de 16, foram os nomes mais contestados na lista divulgada por Marco Vasconcelos por terem sido incluídos na lista sem terem resultados consistentes na categoria adulta. A justificativa do treinador foi o fato dos dois precisarem de pontos no circuito mundial para garantir vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão disputados no segundo semestre, em Buenos Aires.  “Eu sei que esse Pan-Americano é muito importante para o Fabrício por causa dos Jogos Olímpicos da Juventude, mas como é uma seleção adulta deveria ser formada por adultos”, reclamou o próprio Ygor Coelho quando soube da convocação.

A polêmica aumentou com os resultados em Toledo. Tanto Fabrício Farias quanto Jaqueline Lima não conseguiram provar que são os melhores sequer dentro de suas categorias. Disputando a chave individual do torneio sub-19, Fabrício não passou da semifinal ao ser derrotado  por Vinícius Alecrim por 21/18 e 21/16. O algoz do convocado foi à decisão e perdeu para Jonathan Matias por 21/18 e 21/19. O campeão em Toledo, que é líder do ranking da categoria, tendo conquistado quatro das últimas cinco etapas do circuito nacional, também mostrou depois que soube da convocação feita por Marco Vasconcelos sua insatisfação nas redes sociais.

“Batalho todo dia para crescer no badminton. Sou o atual número 1 do ranking nacional sub-19, prata no pan-americano e bronze no sul-americano dessa categoria. Ver que eu não fui selecionado, mas que outro atleta da minha categoria foi só porque ele teve dinheiro para competir lá fora me desmotiva muito. Para que batalhar se depois vem essas convocações subjetivas?”, questionou em uma postagem.

Jaqueline Lima também não conseguiu ser campeã do Sub-19 feminino. Ela chegou à final, mas acabou sucumbindo diante de sua companheira de Joca Claudino, Sâmia Lima, que venceu por 21/19 e 21/17. Por outro lado, tanto Jaqueline quanto Fabrício mostraram seus valores como duplistas.

Fabrício Farias foi campeão do torneio adulto ao lado de Francielton Farias e ganhou também as duplas mistas Sub-19 ao lado de Sâmia Lima. Já Jaqueline Lima ganhou a medalha de ouro das duplas Sub-19 também ao lado de Sâmia e nas duplas mistas do torneio adulto junto com Francielton Farias.

O fato é que se ambos tivessem sido convocados como duplistas, a gritaria seria bem menor. O problema é que eles foram chamados para jogar o Pan-Americano adulto na chave de simples, fato que tem gerado muita contestação que os resultados de Toledo não ajudaram a resolver.

Os dois garotos, no entanto, não foram os únicos dos convocados a decepcionar. Melhor brasileira no ranking mundial, Fabiana Silva não conseguiu ser campeã de simples. Ela foi superada na final por Jeisiane Alves, de 18 anos, que derrotou a experiente adversária, que tem 29 anos, por 21/15 e 21/18.

Outra convocada, Lohaynny Vicente, que representou o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro, está voltando ao badminton depois de ter competido muito pouco em 2017. Apesar de ter se sentido bem melhor em Toledo do que no Brasil Open, disputado no começo do mês, ela acabou sentindo uma lesão na semifinal contra Fabiana Silva. Cada uma tinha vencido um set e Lohaynny estava vencendo por 4 a 2, quando dores no tendão a fizeram abandonar a competição.

A contusão de Lohaynny atrapalhou a caminhada da dupla com a irmã Luana. A parceria convocada para representar o Brasil no Pan mesmo sem ter jogado em 2017, não conseguiu entrar em quadra em Toledo. Depois de ganhar o primeiro jogo por WO, não puderam jogar as quartas de final por causa da lesão de Lohaynny. Assim, o título ficou com Mariana Pedrol e Thalita Corrêa, líderes do ranking nacional, mas que foram preteridas pelas irmãs Vicente na convocação.

Dupla convocada para representar o Brasil no Pan-Americano, Arthur Pomoceno e Matheus Voigt pararam na semifinal em Toledo. Foram eliminado por Cleyson Nobre dos Santos e Donnians Oliveira, que perderam a final para Fabrício e Francielton Farias.

De todos os convocados, o único que confirmou sua posição foi Arthur Pomoceno no torneio de simples masculino, no qual foi campeão em Toledo sem perder nenhum set sequer.

Ao final da etapa de Toledo do Circuito Nacional, disputada desde a categoria sub-11 até o adulto, o grande campeão foi o Joca Claudino, do Piauí, que somou 34 medalhas, 16 de ouro, nove de prata e nove de bronze, superando a Associação Miratus, que ficou em segundo lugar com sete ouros, seis pratas e sete bronzes.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton