Siga o OTD

Badminton

Mato Grosso do Sul sedia seletiva brasileira escolar de badminton

Tecnologia da Comunicação/CBBd/HM

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Federação do Desporto Escolar do Mato Grosso do Sul (FEEMS) estão nos preparativos finais para sediar o 3º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton que acontecerá na cidade de Campo Grande entre os dias 15 e 19 de março.

 A competição irá selecionar os cinco melhores atletas escolares na categoria escolar e as equipes campeãs na categoria seleção para representarem o Brasil no Campeonato Mundial de Badminton na cidade de Pune na Índia, que acontecerá entre 19 e 25 de abril.

 O presidente da Federação do Desporto Escolar de Mato Grosso do Sul – FEEMS, Marcos Aguilera, acredita que o evento será um divisor de aguas no estado e também para a modalidade: “

 É a primeira vez que o Mato Grosso do Sul sediará um brasileiro escolar com uma modalidade tão nova no país que é o badminton e que vem crescendo em número de adeptos ano a ano, ganhando projeção em campeonatos importantes no país e, aqui em Campo Grande, já faz parte inclusive do elenco de modalidades praticadas nas escolas. Acreditamos que teremos um grande evento, com novos nomes da modalidade sendo apresentados, disse o presidente.

 As partidas acontecerão em 04 quadras oficiais montadas no ginásio da UNIGRAN Capital em parceria com a Confederação Brasileira de Badminton. Já está confirmada a participação de 12 estados brasileiros com um número aproximado de 200 atletas escolares entre 15 e 18 anos de idade, de escolas públicas e privadas.

 O presidente da FEEMS ressaltou também o grande apoio da CBDE para a realização do evento e a expectativa de poderem representar o Brasil no mundial na Índia: “ Estamos muito felizes com a parceria CBDE e a visão que ela tem sobre o desporto escolar brasileiro em descentralizar as modalidades e levar os campeonatos brasileiros para várias regiões do país, ampliando e motivando cada vez mais atletas e professores. Estamos na torcida para que Mato Grosso do Sul alcance bons resultados e possa também representar o Brasil no mundial”, disse Aguilera.

 Quem já está de malas prontas são os atletas do Tocantins que participarão da seletiva com uma pequena equipe mas super motivada: “Os atletas escolares do Colégio Carmênia Matos Maia serão nossos representantes no brasileiro escolar. Eles já trocaram as férias escolares para se dedicarem aos treinamentos integral, visando uma boa participação no Campeonato Brasileiro. Mesmo com um número reduzido de atletas (éramos 15 e agora somente 09) participaremos motivados de mais este campeonato escolar”, disse o presidente da FTDE, Luiz Claudio.

 E quem também está com os treinos intensificados é a equipe do Piauí. Formada por atletas escolares das redes estadual, municipal, federal e particular, abrangendo a todas as redes de ensino do estado, os piauienses são considerados um dos favoritos ao título brasileiro. Para a presidente da Federação de Esportes Estudantis do Piauí – FEEPI, Lídia Lustosa Chaves, a expectativa é que o Piauí esteja presente em mais um mundial da ISF: “Vamos participar do brasileiro em Campo Grande com uma equipe completa, tanto no masculino como feminino disputando as categorias escolar e seleção. Contamos no feminino com a experiência de duas atletas, a Jaqueline Maria e a Sâmia Raquel, que acabaram de voltar de um treinamento na Indonésia onde foram representando a Confederação Brasileira de Badminton e, já participaram do último mundial da ISF Malta. Ambas estarão na disputa da categoria escolar. No masculino, destaque para o Thiago Mozer que detém o título de campeão pan-americano no badminton. Estamos levando 15 atletas com a expectativa de classificar todos para o mundial e repetir a representatividade do Estado no último mundial onde, de um total de 19 atletas, 14 eram do Piauí. Sem falar da experiência da técnica da seleção brasileira de badminton, a profª Norma, que também acompanhará a equipe escolar em Campo Grande”, disse a presidente.

 Então já tome nota: 3º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, entre os dias 15 e 19 de março, em Campo Grande/MS no ginásio da UNIGRAN Capital. Uma realização CBDE e FEEMS.

Mais em Badminton