Siga o OTD

Badminton

Após 2017 histórico, Ygor Coelho vai jogar a Liga Francesa

Depois de realizar o sonho de disputar a Olimpíada de 2016, Ygor Coelho viveu em 2017 o melhor ano de sua carreira. O brasileiro se mudou para a França, onde treina com a seleção do país junto com o técnico Peter Gade, um dinamarquês que foi um dos melhores atletas da história.  A mudança fez o atleta evoluir e melhorar muito seu rendimento. O resultado foi que ele começou 2017 em 76º. lugar no ranking mundial e terminou o ano em 31º., a melhor colocação da história, apenas a um lugarzinho do top 30. Fora isso, teve a oportunidade de disputar seu primeiro Mundial e ainda conseguiu jogar três torneios de Super Series, equivalente no badminton ao Grand Slam do tênis.

Para coroar tudo isso, Ygor Coelho ganhou um contrato na liga profissional de badminton da França. A partir da primeira semana de janeiro, vai defender Union Saint Bruno. Além disso, já definiu quais serão os primeiros torneios que vai disputar em 2018: Masters da Tailândia, de 9 a 14 de janeiro, e da Malásia, de 16 a 21 de janeiro. Depois disso, volta para a França para se preparar para a disputar do Brasil Internacional, marcado para o começo de março. “O plano para 2018 é chegar no Top 25”, diz animado o brasileiro, que fez história em 2017.

Neste ano, Ygor Coelho foi, no primeiro semestre, campeão pan-americano e do challenger do Peru, vice do Brasil Internacional e do Aberto da Polônia e medalha de bronze do Orleans Internacional, na França. Ou seja, subiu no pódio de todos os torneios que disputou até o meio do ano. Por conta desses resultados, subiu no ranking o suficiente para entrar nas chaves de competições mais importantes.

Ygor Coelho até as quartas-de-final do Grand Prix do Canadá em julho e às oitavas do US Open. Em seguida, encarou o grande desafio do ano. Foi disputar pela primeira vez na carreira o Mundial de badminton, na Escócia. O brasileiro foi eliminado na segunda rodada, mas fez um jogo duríssimo contra o chinês Shi Yuqi, quarto colocado do ranking mundial, que só conseguiu vencer depois de três suados sets.

Após o Mundial, Ygor começou sua temporada de Super Series, que reúne os torneios mais valiosos do circuito mundial de badminton. Chegou à segunda rodada na Coreia do Sul, mas foi eliminado no qualifying no Japão e na primeira rodada na Dinamarca.

Na França, onde hoje é sua casa, ele fez a segunda partida da carreira contra um top 10 e fez o adversário suar sangue para derrotá-lo. Contra NG Ka Long Angus, de Hong Kong, nono colocado do ranking mundial, brasileiro venceu o primeiro set por 21 a 19, perdeu o segundo por 21 a 10 e chegou a estar vencendo o terceiro por 20 a 17, mas acabou perdendo por 23 a 21 e foi eliminado na primeira rodada.

Para completar o ano, Ygor Coelho disputou ainda o Grand Prix Gold da Alemanha e o Grand Prix da Escócia. Em ambos os torneios chegou até as quartas-de-final e foi eliminado pelo emergente dinamarquês Rasmus Gemke, que foi campeão na Alemanha e semifinalista na Escócia.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton