Siga o OTD

Badminton

Mateus Cutti e Jeisiane Alves são campeões brasileiros no Ceará

Mateus Cutti, no masculino, e Jeisiane Alves, no feminino, conquistaram neste domingo, em Fortaleza, o título do Campeonato Brasileiro de badminton

Depois de quatro dias de competições, a etapa final do Campeonato Brasileiro de badminton, disputada no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, definiu neste domingo (26.11) os medalhistas nacionais. Mateus Cutti desbancou o favorito Arthur de Pomoceno por 2 sets a 0 (21/18 e 6/4 desistência), no masculino, e Jeisiane Alves superou Jackeline Luz no feminino, por 2 sets a 0 (21/12 e 21/8).

Jeisiane Alves mostrou superioridade e garantiu o ouro ao vencer Jackeline Luz com tranquilidade. “Tive toda uma preparação. Dediquei mais de quatro horas por dia de treinamento para conquistar esta medalha. Foi o último campeonato do ano e agora é preparar para a próxima temporada”, disse.

No masculino, Mateus superou o grande favorito de forma abreviada. Em função do vento direcionado pelo ar-condicionado dentro do ginásio, que pode mudar a direção da peteca durante as partidas, alguns jogadores solicitaram à organização desligar o aparelho. Assim, a temperatura no ambiente aumentou. Arthur não se sentiu bem no segundo set, desistiu da partida e Mateus conquistou seu primeiro título nacional.

“São nove anos de treino, de segunda a sábado. Muito esforço e dedicação para conquistar o primeiro ouro no Brasileiro. Infelizmente, Arthur passou mal, mas isso não tira meu mérito. Fiz jogos duros nos últimos dias e estou feliz com o pódio”, disse Mateus, que se prepara agora para os Jogos Sul-Americanos, no Parque Olímpico da Barra, no próximo mês, no Rio de Janeiro.

O evento contou com 261 jogadores, de 49 clubes, de 12 estados, com atletas da categoria sub-11 até a elite. “O principal passo para esse projeto acontecer foi dado pelo Ministério do Esporte, que sentou com a confederação e nos convidou a realizar o evento no CFO. A proximidade do Ministério com as confederações é importante para o desenvolvimento do esporte. Em dezembro, vamos realizar outro evento, no Parque Olímpico da Barra, a pedido do secretário nacional de alto rendimento, Rogério Sampaio. Será o Campeonato Sul-Americano”, afirmou O presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz.

O dirigente acrescenta que a estrutura encontrada em Fortaleza é única no país. “Brinco que se o CFO solicitar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) sozinho para sediar uma Olimpíada, eles conseguem fazer tranquilo, porque o equipamento agrega cerca de 70% dos esportes. É um espaço fantástico. Para a confederação de badminton, o equipamento atende todas as nossas necessidades, já que o esporte precisa bloquear a entrada de luz e de ar, que influencia na direção da peteca”, explicou Francisco Ferraz.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton