Siga o OTD

Badminton

Em live, treinador da seleção tira dúvidas sobre treinos

Marco Vasconcelos, português que treina a seleção brasileira, respondeu questionamentos de interessados em aprender técnicas de badminton

Marco Vasconcelos é o técnico da seleção brasileira (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Com Ygor Coelho e Lohaynny Vicente, o Brasil, na Rio 2016, fez sua primeira participação na história do badminton dos Jogos Olímpicos. Essa evolução da modalidade passa pelas mãos do português Marco Vasconcelos, que assumiu o comando da seleção brasileira em 2013. Nesta quinta-feira (14), o treinador realizou uma aula online através de uma live no Instagram da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

“Não é só lançar a peteca. Lançar a peteca todo mundo lança. Eu treino determinadas áreas de lançamento, porque quero ver eles interceptando em uma área que para nós é de dificuldade. É necessário aprender as áreas em que temos dificuldade. São esses tipos de situações que gostaria que vocês analisassem nos vídeos”, disse.

Durante os últimos dias, a entidade publicou uma série de vídeos de treinamentos realizados por Marco Vasconcelos com atletas da seleção brasileira e pediu para que os interessados anotassem suas dúvidas para tirá-las durante a live do português.

“A gente tem atletas que por característica são mais rápidos, mais lentos, outros mais fortes no ataque, outros interceptam bem a peteca na curta distância. A gente tem que olhar isso tudo para posicionar nossos atletas no jogo e explorar as fraquezas dos adversários. Existe um conjunto de fatores que precisamos estar atentos em uma partida”, disse, ao responder uma das perguntas da live.

Marco Vasconcelos ainda destacou a importância de uma boa formação. “Não é depois de adulto que vou ensinar o movimento e o timing. Eu vou ensinar a técnica e apenas corrigir algumas coisas. O que precisamos é que a formação dos atletas seja muito boa. É importante na formação aprender os movimentos para depois ter um bom timing quando chegar aos adultos. Uma boa formação vai ajudar lá para frente. Por isso precisamos insistir nisso”, afirmou.

Badminton brasileiro sob o comando do português

Marco Vasconcelos, português que treina a seleção brasileira, respondeu questionamentos relacionados ao badminton durante uma live da CBBd
Marco Vasconcelos durante o Pan de Lima (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Marco Vasconcelos representou Portugal nas Olimpíadas de Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Após a aposentadoria, recebeu o convite da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) para comandar a seleção brasileira a partir de 2013.

Sob o comando do português, o Brasil disputou pela primeira vez a modalidade na história dos Jogos Olímpicos, na Rio 2016. No Pan de Lima, o Brasil conquistou um ouro, com Ygor Coelho, além de quatro bronzes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Divididos entre simples e duplas, o Brasil tem sete atletas no top 100 do ranking mundial de badminton. São eles: Ygor Coelho, Fabiana Silva, Fabrício Farias, Francielton Farias, Jaqueline Lima, Sâmia Lima e Gabriel Cury. O país está na disputa por vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mais em Badminton