Siga o OTD

Badminton

Finais da Thomas e Uber Cup são adiadas pela pandemia

Coronavírus obriga Federação Internacional de Badminton (BWF) a adiar as copas disputadas por equipes nacionais

Thomas Cup e Uber Cup de badminton são adiadas pela pandemia
Thomas Cup e Uber Cup de badminton são adiadas pela pandemia - Reprodução/bwfbad

As principais seleções nacionais de badminton terão que esperar um pouco mais para entrarem em ação. Thomas Cup, para os homens, e a Uber Cup, para as mulheres, foram adiadas após o governo dinamarquês estender as medidas contra a pandemia.

A cidade de Aarhus, na Dinamarca, iria receber os eventos em agosto, mas as medidas contra aglomerações foram ampliadas até o fim daquele mês, forçando a realização das copas em outubro, entre os dias 3 e 11.

Antes da pandemia, a Thomas Cup e a Uber Cup de badminton estavam programadas de 15 a 23 de agosto.

+ Equipe Miratus distribui chocolate em favelas rivais do Rio

O secretário geral da Federação Internacional de Badminton (BWF), Thomas Lund, disse: “Nossa principal prioridade é a saúde, segurança e bem-estar de atletas, funcionários, voluntários, juízes e toda a comunidade do badminton.Ouvimos os conselhos da Organização Mundial da Saúde (OMS), vários especialistas em saúde, autoridades locais e o governo dinamarquês, e ficou claro que seria difícil sediar um grandes eventos como a Thomas Cupa e a Uber Cup antes de setembro”

Histórias das copas

A Thomas Cup, desde 1949, é nome dado para o Campeonato Mundial de equipes masculinas. A taça homenageia Sir George Thomas, lendário fundador-presidente da Federação Internacional de Badminton (agora BWF), que estava ansioso para que o badminton tivesse sua própria versão da Copa Davis de tênis.

Atualmente, a competição reúne 16 seleções e é disputada em melhor de nove confrontos, sendo cinco jogos de simples e quatro de duplas. A Indonésia é a mais vencedora, com 13 conquistas.

O Campeonato Mundial de Equipas Femininas, conhecida como Uber Cup foi proposto em 1950 pela grande jogadora inglesa Betty Uber, mas teve sua primeira edição somente em 1957. A copa feminina também reúnes 16 seleções, e o formato, a partir de 1984, consiste em três jogos de simples e dois de duplas. A China domina com 14 títulos.

Taças da Thomas Cup e da Uber Cup de badminton, competições adiadas pela pandemia
Taças da Thomas Cup e da Uber Cup de badminton – Reprodução/bwfbadminton.com

O Brasil nunca participou de nenhuma das duas copas. O sistema de qualificação das duas competições é igual. O último campeão e o país-sede estão garantidos. Quatro vagas vão para os melhores do Campeonato Asiático e três vagas para o Campeonato Europeu. África, Ásia e América, através do Pan-Americano de Badminton, levam uma vaga cada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Três vagas vão para as seleções nacionais via ranking mundial por equipe e uma vaga vai para o ranking europeu, desde que as equipes já não tenham se garantido através das competições continentais.

Em 2020, no Pan-Americano de Badmiton realizado em Salvador, Bahia, antes da pandemia, o Canadá garantiu a vaga destinada às Américas.

Pandemia suspende US Open

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a BWF confirmou que o US Open 2020 de badminton está suspenso. A disputa estava marcada para ser realizada em Fullerton, Califórnia, de 23 a 28 de junho.

O aberto faz parte do World Tour e é de categoria 300. O World Tour da BWF é composto por cinco categorias de eventos: 1000, 750, 500, 300 e 100.

+ Ranking congelado com Ygor Coelho no Top 50

No US Open de 2019, Ygor Coelho, principal nome do badminton brasileiro, foi eliminado ainda na primeira rodada. Em 2018, Ygor Coelho venceu na estreia, mas caiu nas oitavas.

Mais em Badminton