Siga o OTD

Badminton

Jaqueline Lima acompanha a irmã nos Jogos Escolares

Sonhando com Tóquio 2020, medalhista do Pan está em Blumenau torcendo de perto pela irmã Maria Clara

Jaqueline Lima - Foto: Tecnologia da Comunicao/CBBdHM
Foto: Tecnologia da Comunicao/CBBdHM

Até o ano passado, Jaqueline Lima estava acostumada a participar dos Jogos Escolares da Juventude como atleta. Em Blumenau 2019, a jovem de 18 anos voltou ao evento para desempenhar a função de Embaixadora. Medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 (duplas femininas e duplas mistas), a piauiense se tornou uma referência para os demais jogadores. Mas uma atleta em especial acompanha Jaqueline de perto: a irmã Maria Clara.
“Comecei a gostar de badminton quando teve um campeonato em Teresina que a Jaque participou. Fui assistir e ali decidi que também queria jogar”, diz a caçula, de 13 anos, que treina há três anos no mesmo clube de Jaqueline, o Joca Claudino, e faz a sua estreia na maior competição estudantil do país. “Já fui disputar torneios em outras cidades, como Fortaleza e Curitiba, mas nunca em um campeonato desse tamanho, com várias pessoas e modalidades diferentes”, completa.

+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE


A rotina de Clara é tão intensa quanto à da irmã: estuda pela manhã e vai ao clube à tarde. Seus treinos têm até quatro horas de duração. Em Blumenau, todas as suas partidas estão sendo assistidas por Jaqueline.
“Ela entra concentrada, sabe o que fazer na quadra, mas ainda precisa entrar com um pouco mais de firmeza, dominando o jogo. Às vezes, a Clara fica um pouco nervosa e acho que precisa de mim, porque ainda é novinha e está conhecendo esse mundo agora. Sempre procuro estar por perto e transmitir segurança”, explica Jaqueline, que aproveitou um intervalo na agenda de competições para comparecer aos Jogos Escolares. Porém, a partir desta terça-feira, 26, a atleta volta a se concentrar na classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
“O meu foco é na dupla mista e na dupla feminina, estou treinando muito para disputar os Jogos. Sinto que evoluí muito de um ano para cá. Estou treinando com o Marco (Vasconcelos) na seleção e participando de mais torneios adultos”.
Torcida para Jaqueline Lima não vai faltar, principalmente em casa.
“Tenho orgulho por ela ter chegado aqui e ser reconhecida. Torço muito para que chegue aos Jogos Olímpicos porque ela trabalha muito, é esforçada demais”, diz Clara, que já venceu o torneio de duplas femininas, ao lado de Maria Julia Nascimento (duplas femininas), e foi premiada com a medalha de ouro por Jaqueline.

Mais em Badminton