Siga o OTD

Pan 2019

“Possibilidade de medalha é real”, crê técnico do Badminton

Jonne Roriz/ COB

As disputas do badminton nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 a partir desta segunda-feira (29). O Brasil estará representado por oito atletas, número máximo possível, sendo quatro no masculino e quatro no feminino, que participarão das competições de simples, duplas masculina, feminina e mista.

O Time Brasil de badminton em Lima é formado por Artur Pomoceno, Fabiana Silva, Fabrício Farias, Francielton Farias, Jaqueline Lima, Sâmia Lima e Tamires Santos e Ygor Coelho. “Os treinos têm sido bons, a atmosfera no grupo é boa, eles estão bem preparados para os Pan-americanos, com um bom espírito. Isso é muito bom, e eu não noto muita ansiedade nem nervosismo e isso é bom sinal. Por agora estamos satisfeitos com a preparação”, avaliou o treinador da seleção, o português Marco Vasconcellos.

Ygor Coelho, grande destaque da seleção e bicampeão pan-americano, não vê a hora de botar a peteca no ar: “Estou ansioso para começar. Conheço bem os adversários que estão aqui, a maioria deles já jogou o circuito pan-americano. Vai ser duro, mas dá para buscar uma medalha. Essa atmosfera de Vila, de ver outras pessoas no refeitório é muito legal, mas também é um fato distração.”

Nas simples femininas, nenhuma das brasileiras precisará passar pela fase inicial. Fabiana Silva encara Sabrina Solis, do México. Sâmia Lima, por sua vez, desafia a canadense Rachel Honderich. Já Jaqueline Lima aguarda a adversária, que saíra do confronto entre a venezuelana Tiffany Sánchez e a cubana Yeily Rodríguez.

Nas duplas masculinas, Francielton e Fabrício Farias encaram os donos da casa José Guevara e Daniel La Torre Regal nas oitavas de final.

Nas duplas femininas, Jaqueline e Sâmia Lima enfrentarão as dominicanas Nairoby Abigail Jiménez e Bermary Polanco. Em caso de vitória, as rivais da quarta já estão definidas: Daniela Macias e Danica Nishimura, do Peru.

Nas duplas mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima já pularam a primeira rodada e disputarão as oitavas de final, ainda sem adversários definidos. Enquanto isso, Artur Pomoceno e Fabiana Silva duelam com os jamaicanos Samuel O´Brien Ricketts e Tahlia Richardson.

“A possibilidade de uma medalha é real, até pelos resultados que este grupo vem fazendo. Este é um grupo muito jovem que pode fazer este ciclo e mais um, coisa que não tivemos no passado. E pelo nível que eles vêm apresentando abrem bons horizontes para os próximos ciclos. Aqui vamos bater de frente com as potências”, analisou o treinador Marco Vasconcellos.

Mais em Pan 2019