Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho vence de virada na estreia do Aberto da Suíça

Depois três derrotas seguidas no circuito internacional, Ygor Coelho conquistou sua primeira vitória em 2019 ao vencer na estreia do Aberto da Suíca de badminton

Ygor Coelho, do badminton
Foto: Reprodução/Instagram

Ygor Coelho conseguiu nesta quarta-feira sua primeira vitória no circuito mundial em 2019. Recuperado de uma lesão muscular que o atrapalhou neste começo de temporada, o brasileiro, que tinha sido eliminado na primeira rodada na Tailândia, em Barcelona e na Alemanha, derrotou o finlandês Kalle Koljonen, de virada, com parciais de 11/21, 21/17 e 21/18 na estreia do Aberto da Suíça. Na segunda rodada, ele enfrenta o chinês Shi Yuqi, cabeça-de-chave número 1 do torneio e atual vice-campeão mundial.

Na partida desta quarta, Ygor Coelho foi dominado no primeiro set. Depois de um começo equilibrado em que os jogadores chegaram a ficar empatados em 8 a 8, o finlandês disparou no placar para vencer com tranquilidade por 21 a 11. No segundo set, Ygor Coelho impôs seu jogo logo no começo, abrindo 6 a 2. A partir daí, controlou a vantagem e não deixou o adversário encostar, fechando a parcial em 21 a 17.

No terceiro e decisivo set, tudo levava a crer para uma vitória tranquila de Ygor Coelho, que chegou a abrir 16 a 10. Mas Kalle Koljonen conseguiu seis pontos seguidos para empatar em 16 a 16. Só aí o brasileiro voltou para o jogo, conseguiu se impor e fechar em 21 a 18.

Foi o terceiro confronto entre os dois atletas pelo circuito mundial e a terceira vitória do brasileiro, que já tinha derrotado o finlandês no Orleans Internacional e no Aberto da Escócia, ambos em 2017.

O adversário da segunda rodada vive um grande momento na carreira. Shi Yuqi é o atual segundo colocado do ranking. Além disso, em 2018, foi vice-campeão mundial ao perder a final para Kento Momota, atual número 1 do mundo, mas deu o troco no japonês ao vencê-lo na decisão no World Tour Finals em dezembro.

Para chegar à segunda rodada do Aberto da Suíca de badminton, Shi Yuqi teve muitas dificuldades diante do russo Vladimir Malkov. Depois de vencer o primero set com extrema facilidade por 21 a 10, ele foi superado no segundo com uma virada nos pontos finais por Malkov. O chinês chegou ao match point em 20 a 16, mas o russo conseguiu marcar cinco pontos seguidos para virar para 21 a 20 e, na sequência, fechar em 23 a 21.

No terceiro set, Shi Yuqi parecia ter o jogo controlado ao abrir 15 a 10. Malkov, no entanto, reagiu novamente e chegou ao empate em 17 a 17. Mas o chinês conseguiu evitar que a história da parcial anterior se repetisse, marcou quatro pontos seguidos e fechou o jogo em 21 a 17.

Ygor Coelho enfrentou Shi Yuqi apenas uma vez. Foi no Mundial de badminton de 2017. O chinês venceu o primeiro set por 21 a 17, mas o brasileiro reagiu e conseguiu empatar o jogo ao fazer 23 a 21 no segundo. No terceiro, no entanto, o asiático deslanchou para fechar em 21/1o.

Mais em Badminton