Siga o OTD

Badminton

COB apresenta badminton e taekwondo a crianças

A ação do Comitê Olímpico do Brasil é chamada de “Portas Abertas” e no dia 6 de novembro irá receber alunos de outras escolas

Divulgação/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu suas portas, literalmente, para alunos e professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Cerca de 70 crianças, de 6 a 9 anos, das Escolas Municipais Átila Nunes Neto, de Jacarepaguá, e Professor Manoel Maurício, de Cosmos, viveram uma manhã especial nesta quarta-feira (24) entrando em contato com o Movimento Olímpico através de atividades culturais, lúdicas e esportivas realizadas na sede do COB, no Rio de Janeiro.

A ação, chamada COB de Portas Abertas, foi realizada através de uma parceria entre o Transforma, programa de promoção dos valores olímpicos da entidade, e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

“É uma alegria ver o COB, que é a casa dos atletas brasileiros, cheio de crianças. Essa é uma oportunidade para que elas conheçam um pouco mais sobre os valores olímpicos, que são valores que ficam para a vida toda: respeito, amizade e a busca pela excelência”, afirmou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.  “O esporte é algo apaixonante e pode transformar a vida dessas crianças para melhor. É o que queremos transmitir hoje para elas”, completou Rogério, medalhista de ouro no judô dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992.

Os alunos participaram de clínicas de badminton e taekwondo, assistiram a uma apresentação de teatro e participaram de uma oficina de pintura sobre o Movimento Olímpico. Ao final do encontro, antes do lanche, receberam a visita do Ginga, onça-pintada mascote do Time Brasil. “Achei esse dia muito legal e gostei de todas as brincadeiras. Mas eu preferi a luta do que esse da raquete”, disse Igor França da Silva, de 8 anos, da escola Átila Nunes Neto, ainda se confundindo com o nome das modalidades que praticou pela primeira vez na vida.

Para Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB, a entidade também viveu uma manhã especial nesta quarta-feira. “O Transforma tem a missão de promover os Valores Olímpicos, levando a temática olímpica para o ambiente escolar e abordando habilidades sócioemocionais. Hoje, fizemos o caminho inverso, trazendo as escolas para dentro do COB, para que os alunos pudessem aprender sobre lições positivas e benefícios da prática esportiva para suas vidas”, afirmou Carolina. “Nós buscamos unir cultura e educação através do esporte, desta vez badminton e taekwondo, sempre com uma abordagem educativa”, disse Carolina Araújo.

No próximo dia 06 de novembro, o COB repetirá a ação e abrirá mais uma vez suas portas para outras escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Badminton