Siga o OTD

Atletismo

Daniel Nascimento quebra seu segundo recorde no Brasileiro Sub-20 de atletismo

Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), um dos jovens atletas brasileiros de maior potencial, confirmou as expectativas no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, neste sábado (dia 8), na Arena Caixa – Centro de Atletismo Osvaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois de bater o recorde do torneio dos 10.000 m na sexta-feira (7), com 30:07.74, o paulista de Paraguaçu Paulista, de 18 anos, superou também a marca dos 5.000 m da competição neste sábado, com 14:34.02. O recorde anterior era de Antonio Ribeiro Barbosa Filho, com 15:07.74, desde 2010. Daniel está qualificado nas duas provas para o Pan-Americano de Trujillo, em julho, no Peru.

Daniel e o seu treinador Alex Sandro Lopes não sabem de cabeça quantos títulos brasileiros o corredor ganhou na carreira. A única certeza é de que foram muitos. Um exemplo disso é que na categoria sub-20, Daniel foi tetracampeão dos 5.000 m e bicampeão dos 10.000 m.

“Fico contente pelas conquistas alcançadas desde a categoria menor, mas meu objetivo é o futuro. Quero melhorar minhas marcas. Acho que no Troféu Brasil Caixa, quando enfrentarei os adultos, terei uma grande oportunidade de me superar”, comentou o corredor, que venceu este ano a Copa Brasil Caixa e o Sul-Americano Sub-20 de Cross Country.

Outro grande resultado foi obtido no decatlo por Jordan Santos Souza (Centro Olímpico-SP), que obteve a marca de 7.147 pontos, quebrando o recorde do torneio, que era de 6.984 e pertencia a Hellerson Pereira da Costa, desde 2015.

“Foi o melhor resultado da minha vida, o que me motiva a treinar mais e buscar novos desafios”, disse o atleta de 18 anos, que, na verdade, comemorou o bicampeonato da competição. “O decatlo exige uma busca continua de evolução em cada uma das 10 provas”, completou o paulistano de 18 anos, que tinha 7.104 pontos como melhor resultado.

A emoção correu solta também na vitória de Marlene Ewellyn Santos (EMFCA-RJ), nos 400 m com barreiras. Ela bateu o recorde da prova no Campeonato, com 59.69, chorou muito e recebeu o abraço de seus companheiros de clube e de treinamento no Rio de Janeiro. “Fazia 400 m e os resultados não saíam. Passei pelo heptatlo e tive dificuldades também. Acho que agora me encontrei nos 400 m com barreiras”, comemorou, em lágrimas.

Ainda na pista, foi abraçada por Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), ganhadora da medalha de prata, com 1:00.74, numa festa dentro da equipe. Chayenne obteve o índice para o Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em julho. “Treinamos com dificuldades, com muita guerra e luta. Agora, estamos indo de duas a três vezes por semanas à pista da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo da CBAt, na CDA”, lembrou a campeã, rodeada por atletas de diversas equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na prova masculina dos 400 m com barreiras, Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) surpreendeu. Em seu primeiro ano na categoria, venceu com 52.67, seu recorde pessoal. “Esperava um bom resultado e é sempre ótimo se superar”, comentou o barreirista treinado por Victor Fernandes. Nos 400 m, acabou com a medalha de prata.

Nos 3.000 m, prova que abriu a programação, Denise da Silva Ferreira (Projeto Atletismo Campeão-PE) foi a vencedora, com o tempo de 10:35.38. Com 18 anos, a atleta nascida em Garanhuns ficou bastante emocionada, embora tenha feito uma prova tática perfeita. Ficou no pelotão principal durante boa parte da corrida e só atacou para a vitória nas duas últimas voltas. “Estou muito feliz. Não sou acostumada a correr com chuva, como aconteceu aqui, mas eu gosto, me sinto bem”, disse a atleta, que treina com Abraão Nascimento, em Recife. Ela volta à pista neste domingo (9), a partir das 16:30, para a disputa da final dos 5.000 m.

Mais tarde, já com tempo seco e sol, nos 800 m, Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS) comemorou o tricampeonato da competição. Ela venceu a prova, com 2:11.28. “Estou voltada este ano mais para os 1.500 m e por isso estou imensamente feliz pela vitória”, comentou a atleta, que é a recordista do Campeonato desde 2015, com 2:08.52.

Na prova masculina, Luís Fernando da Silva Pires (Pinheiros-SP) teve mais trabalho, mas confirmou o favoritismo ao vencer com 1:52.16. Bronze no Mundial Sub-18 de Cáli, na Colômbia, em 2015, ele busca recuperar o ritmo ideal. “Estou encontrando dificuldades em acertar a passagem. Tenho confiança de que é questão apenas de tempo”, afirmou.

Recorde do torneio – Nas eliminatórias dos 200 m, Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) bateu o recorde do Campeonato ao vencer a primeira série, com 20.88 (1.2). O recorde anterior era desde 2015 de Paulo André Camilo de Oliveira, com 21.17 (0.0).

“Desde 2015 não corria na casa dos 20.00. Estou muito feliz e o resultado mostra que estou no caminho certo”, comentou o carioca de 18 anos, campeão nesta sexta-feira dos 100 m, também com novo recorde da competição.

A expectativa para a final deste domingo, às 10:50, é de melhorar mais o tempo ainda. “Estou bem treinado, com resultados consistentes e espero encaixar bem a prova e conseguir um bom tempo”, lembrou o velocista treinado por Felipe de Siqueira.

Na sexta-feira, Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) e Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) mostraram mais uma vez a força do Rio de Janeiro na formação de velocistas. Os dois velocistas venceram na tarde chuvosa desta sexta-feira (dia 8) as provas dos 100 m do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo, disputadas na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

Derick, que já havia batido pela manhã o recorde do campeonato nas eliminatórias, com 10.36 (0.5), e nas semifinais, com 10.35 (0.4), conquistou a medalha de ouro, novamente com 10.35 (1.0). O recorde anterior do torneio era dele mesmo com 10:38 (1.9) e fora estabelecido em 2016.

“Fiquei contente com os resultados, embora a gente sempre espere um pouco mais. Foram meus melhores do ano. Vou esperar agora o fechamento do Ranking Brasileiro no domingo e ver se entro na Seleção que vai ao Mundial de Revezamentos de Bahamas”, disse o atleta de 18 anos, medalha de prata no Mundial Sub-18 de Cáli 2015, na Colômbia, e finalista no Mundial Sub-20 2016 da Polônia.

Já Lorraine estava duplamente feliz, Afinal, ainda na categoria sub-18, ela ratificou o índice para o Mundial de Nairóbi, em julho, no Quênia, ao vencer a prova com 11.73 (1.0). A marca exigida é de 11.95. Ela já tem também o tempo mínimo dos 200 m, com 23.80.

“Estou superfeliz. Fui campeã numa prova numa categoria acima e quero ir para o Quênia para lutar por uma medalha. Esse é meu objetivo”, disse a velocista, que completou 17 anos no último 4 de abril. “Quero melhorar meu resultado nos 200 m aqui no Brasileiro”, completou a velocista, treinada por Neusa Aparecida do Amaral, que ainda correrá os revezamentos 4×100 e 4×400 m.

O lançamento do martelo também registrou recordes do torneio nas categorias masculina e feminina. Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) venceu com 68,21 m, marca obtida em sua terceira tentativa. O recorde anterior do torneio era de Luís Gustavo Aguiar, com 64,58 m, desde 2015. Alencar já está qualificado para o Pan-Americano de Trujillo, do Peru.

No feminino, Ana Lays Bayer (Corville-SC) ganhou com 59,24 m, melhorando o seu próprio recorde, que era de 55,70 m, desde o ano passado.

Outro recorde do Campeonato foi batido nos 10.000 m, com Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP). Ele correu o tempo todo contra o relógio. Conquistou a medalha de ouro, com 30:07.74. Além de superar o recorde de Antonio Ribeiro Barbosa Filho, de 30:25.89, estabelecido em 2010, Daniel ainda garantiu o índice para o PAN de Trujillo, cuja marca exigida é de 31:30.25.

“Fiz uma prova ritmada e o recorde e o índice eram os meus focos. O meu técnico (Alex Sandro Lopes) não me deixou sair do compasso e consegui o resultado”, comemorou o paulista, de 18 anos, o único representante do Brasil no Mundial de Cross Country, disputado em março em Kampala, Uganda.

Janaina Lima Paula (Centro Olímpico-SP) e Wallace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) confirmaram o favoritismo e ganharam os 3.000 m com obstáculos, disputados em pista molhada, tempo nublado e temperatura de 20º C. Janaina comemorou muito o resultado. Não só pelo bicampeonato, mas principalmente por ter voltado às competições. “Tive uma tendinite no joelho direito e fiquei oito meses afastada. Esta foi minha primeira prova do ano e estava apreensiva, embora já estivesse treinando bem”, lembrou a corredora paulistana de 19 anos.

Wallace, líder do Ranking Brasileiro da prova, correu apenas para vencer, sem se preocupar com o tempo. Afinal, na semana passada, ele obteve o índice para o Campeonato Pan-Americano de Trujillo, no Peru, com 9:03:96. “Corri mais tranquilo porque meu objetivo agora é conseguiu a marca mínima nos 5.000 m para o PAN”, disse, referindo-se à prova marcada para a tarde deste sábado (8). Paulista de São Joaquim da Barra, ele treina, aos 18 anos, com Clodoaldo Lopes do Carmo, em Jundiaí (SP).

Todos os campeões do evento garantiram vaga na Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano da categoria, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

As duas etapas deste sábado (8) do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo serão bastante agitadas. Pela manhã, às 8 horas, está programada a final dos 3.000 m feminino. Mais quatro provas finais serão disputadas na terceira etapa: salto em altura feminino, 800 m masculino e feminino e arremesso do peso masculino.

À tarde, a partir das 14:30, mais 10 provas da quarta etapa indicarão os novos campeões brasileiros sub-20: 400 m com barreiras masculino e feminino, 5.000 m masculino, 10.000 m marcha masculino, lançamento do disco masculino e feminino, salto em distância masculino e 400 m masculino e feminino, além do decatlo.

Resultados do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo

400 m com barreiras
1-Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) – 52.67
2-Marcelo Alves Junior (Atletismo Poços de Caldas-MG) – 52.69
3-Kelvin Vieira Rocha (AASD-PE) -53.26

400 m com barreiras
1-Marlene Ewellyn Santos (EMFCA-RJ) – 59.69 (RC)
2-Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) – 1:00.74
3-Jessica Vitoria Moreira (Águias Guariba-SP) – 1:01.16

5.000 m
1-Daniel Nascimento (Orcampi Unimed-SP) – 14:34.02 (RC)
2-Wallace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) – 15:07.74
3-Francisco Veríssimo Lima (UFJF-MG) – 15:24.24

10.000 m marcha atlética
1-Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 45:39.84
2-Murilo Coutinho Ribeiro (PM Collombo-PR) – 47:24.07
3-Kauan da Silva Domingues (MEM-SP) – 50:01.99

Lançamento do disco
1-Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) – 54,17 m
2-Saymon Hoffmann (Sogipa-RS) – 53,93 m
3-Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) – 52,75 m

Salto em distância
1-Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico) – 7,34 m (1.1)
2-Tauan Claudio Lyra (IENH) – 7,23 m (0.5)
3-Wesley Bevilaqua Beraldo (ASEMPAR-PR) – 7,17 m (0,5)

Lançamento do disco
1-Valquiria Aparecida Meurer (IEMA-SP) – 46,48 m
2-Samara Furtado (Croville-SC) – 45,68 m
3-Ingrid Iohanna Martins (AASD-PE) – 42,94 m

Decatlo
1-Jordan Santos Souza (Centro Olímpico-SP) – 7.147 pontos (RC)
2-José Fernando Santana (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 6.679
3-Pablo Gabriel de Freitas (FECAM-PR) – 6.515

400 m
1-Cleverson Pereira Junior (ABDA-SP) – 47.73
2-Caio Giovani Cachoeira (Centro Olímpico-SP) – 47.98
3-Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) – 48.39

400 m
1-Tiffani Beatriz do Nascimento (EMFCA-RJ) – 54.34
2-Giovana Rosália dos Santos (FCTE-SP) – 56.00
3-Stephanie Andreza Guimarães (Orcampi Unimed-SP) – 56.22

3.000 m
1-Denise Ferreira (Projeto Atletismo Campeão-PE) – 10:35.38
2-Emelly Nicole Matias (Vasco da Gama-RJ) – 10:43.23
3-Jeovana Fernanda Leopoldina (ABDA-SP) – 10:44.98

Salto em altura
1-Jessica Caroline Cabral (América FC-RN) – 1,65 m
2-Sabrina Moreira Ribeiro (CRIA-Lavras-MG) – 1,65 m
2-Anny Marcelly de Paulo (ASA-Sorriso-MT) – 1,65 m
2-Pyera Romero Barcellos (Sogipa-RS) – 1,65 m

800 m
1-Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS) – 2:11.28
2-Tyfane Rodrigues Martins (Corgama-DF) – 2:12.42
3-Larissa do Livramento Pereira (CASO-DF) – 2:13.67

800 m
1-Luís Fernando da Silva Pires (Pinheiros-SP) – 1:52.16
2-Jeferson Alberto dos Santos (FECAM-PR) – 1:52.56
3-Robson Godoi de Souza (LUASA-SP) – 1:53.54

Arremesso do peso
1-Saymon Rangel Hoffmann (Sogipa-RS) – 17,94 m
2-Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) – 17,72 m
3-Thiago Nogueira Alves (IEMA-SP) – 16,66 m

Salto com vara
1-Enir Borges Neto (Sogipa-RS) – 4,62 m
2-Gabriel Carmignoli de Andrade (IEMA-SP) – 4,62 m
3-Lucca Leonardo Torres (Pinheiros-SP) – 4,42 m

Lançamento do martelo
1-Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) – 68,21 m (RC)
2-Ian Henrique Lima (Rio do Sul FMD-SC) – 58,77 m
3-Olavo José Reali Junior (ADJ-SC) – 58,09 m

Arremesso do peso
1-Ana Caroline da Silva (APCEF-MG) – 13,69 m
2-Milena Jaqueline Sens (Rio do Sul FMD-SC) – 13,67 m
3-Gleice Stefanie de Castro (ARPA-SP) – 13,04 m

100 m (1.0)
1-Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) – 11.73
2-Mariana Estevão Oliveira (Centro Olímpico-SP) – 11.98
3-Ana Carolina Azevedo (Orcampi Unimed-SP) -11.99

100m (0.7)
1-Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) – 10.35 (RC)
2-Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) – 10.38
3-Luca da Silva dos Santos (MEM-SP) – 10.67)

Salto em distância
1-Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP) – 6,06 m (1.4)
2-Thaina Guerino Fernandes (IMST-SP) – 5,81 m (0.3)
3-Janaina Rodrigues dos Santos (AASD-PE) – 5,80 m (0.2)

10.000 m
1-Daniel Nascimento (Orcampi Unimed-SP) – 30:07.74 (RC)
2-Jonathan Santos Rocha (IEMA-SP) – 32:08.34
3-Weverson Sirio da Silva (ACN-GO) – 32:16.50

Lançamento do martelo
1-Ana Lays Bayer (Corville-SC) – 59,24 m (RC)
2-Isabelle Soares da Silva (SESI-SP) – 49,03 m
3-Ana Caroline dos Dantos (ASEMPAR-PR) – 46,00 m

3.000 m com obstáculos
1-Janaina Lima Paula (Centro Olímpico-SP) – 11:26.78
2-Ticiane Souza Bonfim (AASF-BA) – 11:42.86
3-Giovanna Braz Domene (Orcampi Unimed-SP) – 11:45.24

3.000 m com obstáculos
1-Wallace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) – 9:23.61
2-Gabriel Joseph Milacki (Curitiba SMELJ-PR) – 9:39.54
3-Sergio Henrique dos Reis (Orcampi Unimed-SP) – 9:54.62

RC = Recorde do Campeonato

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo