Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Verônica Hipólito inspira jovens no Dia do Atleta Paralímpico

Verônia Hipólito grupo de transição do esporte
CPB - divulgação

Verônica Hipólito eleva a condição de guerreira a um nível mais alto. Dona de duas medalhas na Paralimpíada do Rio/2016, campeã mundial, pan-americana, sul-americana e brasileira em provas de velocidade e salto em distância, a jovem de 22 anos é exemplo dentro e fora das pistas. Atualmente, se recupera de mais uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, mas segue em atividade e voltando aos treinos. Neste sábado (22), ela estará no clube Esperia, em São Paulo, onde será anunciada como Embaixadora da LIGA NESCAU Jovem Pan, única competição no Brasil promovida pela inciativa privada a incluir portadores de deficiência, além de criar uma ação inédita ao unir esporte e paradesporto no Brasil. Não por acaso, a data marca o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

Verônica Hipólito conquistou as medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, nas provas de 100 metros e 400m na classe T38 feminino (para atletas com deficiência física oriunda de paralisia cerebral). Também foi campeã mundial nos 200m e vice nos 100m em Lyon/2013, ouro nos Jogos Parapanamericanos de Toronto nos 100m, 200m, 400m e prata no salto em distância, campeã sul-americana nos 100m, 200m e salto em distância, além de ser pentacampeã brasileira dos 100m e 200m.

O atletismo entrou na vida de Verônica para garantir qualidade de vida. Ela praticava judô desde os dez anos, mas foi obrigada a interromper as atividades para retirar um tumor no cérebro quando tinha 13 anos. Em 2011, aos 14, sofreu um AVC e teve todo o lado direito do corpo paralisado. Os médicos chegaram a dizer que ela não mais andaria. Seus pais, porém, a incentivaram a não desistir. O esporte foi o caminho para voltar a andar. Em meados de 2012, voltou a tentar correr. E como correu. Um ano depois, ganhava seu primeiro campeonato mundial adulto, com 17 anos. Mas a luta prosseguiu. Em 2015, descobriu ser portadora de uma síndrome rara, chamada Polipose Adenomatosa Familiar, sendo obrigada a remover 90% do intestino grosso, que tinha mais de 200 tumores,tendo voltado a treinar somente em 2016, pouco antes dos Jogos do Rio.

Na LIGA NESCAU, ela vai inspirar jovens alunos/atletas portadores de deficiência. Neste sábado (22), o clube Esperia vai receber a competição de judô para deficientes visuais. No domingo (23), é a vez da natação adaptada. Para os competidores sem deficiência, a rodada terá atletismo e natação. Ao todo, são 15 modalidades, sendo seis delas de paradesporto.

Verônica será a sétima embaixadora da LIGA NESCAU, que já conta com a jogadora de vôlei Tandara, o craque Falcão, a judoca Mayra Aguiar, o ex-nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva e o jogador de basquete Yago Mateus.

Mais em Paralimpíada Todo Dia