Siga o OTD

Atletismo

COB avalia atletas classificados para as Olimpíadas da Juventude

COB realiza avaliações com os 18 brasileiros do atletismo que irão disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires 

Os 18 jovens atletas brasileiros classificados para a competição de atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro, usufruíram, na última semana, de estrutura de ponta na reta final de preparação para o evento. Com a presença de profissionais do Laboratório Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB) entre os dias 19 e 24 de setembro, os atletas se reuniram no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), complexo administrado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista (SP), para um intenso período de treinamento e avaliações de Ciências do Esporte.

O COB enviou à Bragança estrutura completa com profissionais do Laboratório Olímpico nas áreas de bioquímica, biomecânica, fisiologia, fisioterapia, nutrição, preparação física e preparação mental. As avaliações serviram para observar o comportamento dos convocados durante os treinamentos, mas também para um acompanhamento futuro dos atletas. ” A importância é fazer esse acompanhamento visando um estudo longitudinal para os Jogos Olímpicos de 2024, já que estes são os melhores atletas que temos hoje nessa categoria. Nós temos aqui atletas com potencial imenso. O importante é estar no dia a dia, fazer um monitoramento e, com esse controle, conseguiremos dar maior oportunidade a todos de alcançar os melhores resultados”, explicou Carlos Alberto Cavalheiro, consultor de atletismo do COB.
Também participaram do camping os 16 treinadores pessoais dos atletas. Além do intercâmbio durante os treinamentos, foram realizadas palestras com os profissionais do Laboratório. “Essa inciativa do COB e da CBAt foi de extrema importância para gente sentir como esses atletas estão, tanto na parte física quanto no foco para a competição. Foi também uma oportunidade muito grande de conversarmos com os treinadores pessoais e vermos como cada um trabalha. Temos atletas do Brasil todo e, apesar de jovens, temos uma delegação experiente, acostumada a integrar as seleções”, avaliou Alexandre Moratto, treinador-chefe da equipe de atletismo em Buenos Aires.
“Foi uma experiência muito legal participar desse training camp. Meu Toda a estrutura que estamos tendo agora é bem diferente do passado. É muito bom saber que estamos evoluindo e tenho certeza que nós atletas evoluiremos juntos. Os Jogos Olímpicos da Juventude são o meu maior foco esse ano e espero chegar lá, dar o meu melhor e representar bem o Brasil”, projetou a piauiense Letícia Maria Maia, de 17 anos, que competirá na prova de 200m, e se orgulha por estudar no mesmo colégio de onde saiu a campeã olímpica de judô, Sarah Menezes.
Em Buenos Aires, o Time Brasil será representado por cerca de 75 atletas entre 15 e 18 anos em 25 modalidades. Os Jogos Olímpicos da Juventude terão aproximadamente quatro mil atletas de 205 países em disputas de 36 modalidades e 280 provas. Além das competições esportivas, o evento terá ainda uma programação educativa e cultural oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional.
A delegação brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 será formada pelos seguintes atletas:
Feminino
Vitória Pereira Jardim (Centro Olímpico-SP) – 100m
Letícia Maria Lima (CT Piauí- PI) – 200m
Erica Geni Cavalheiro (Instituto Foz-PR) – 400m
Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP) – 400m com barreiras
Letícia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP) – 2.000m com obstáculos
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) – salto em distância
Nerisnélia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT) – salto triplo
Rafaela Cristine de Sousa (Poços de Caldas-MG) – arremesso do peso
Bruna Vieira de Jesus (ADAC-MS) – lançamento do dardo
Masculino
Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) – 100m
Lucas Conceição Vilar (Águias Guariba-SP) – 200m
Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC) – 400m
Marcos Paulo Ferreira (ASPMP-SP) – 110m com barreiras
Caio de Almeida Teixeira (Centro Olímpico-SP) – 400m com barreiras
Bruno Lorenzett Nascimento (AABLU-SC) – 10.000m marcha atlética
Elton Junio Petronilho (Cria Lavras-MG) – salto em altura
Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) – salto em distância
Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) – lançamendo do disco

Mais em Atletismo