Siga o OTD

Atletismo

Thiago Braz quebra jejum e Nubia Soares vira top-3 do mundo

Pelo Meeting de atletismo em Les Rouen, Thiago Braz e Nubia Soares alcançam marcas importantes e ainda levam o ouro na França

Dois brasileiros participaram nesta segunda-feira (dia 17) do Meeting de atletismo em Rouen, na França. Thiago Braz competiu no salto com vara, enquanto Nubia Soares participou da prova do salto triplo. Ambos ficaram com o ouro nas respectivas provas, além de anotarem marcas pessoais importantes.

+ CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DE TODAS AS PROVAS

O campeão olímpico Thiago Braz da Silva foi o grande vencedor na prova do salto com vara. Braz saltou 5,70 metros, melhor marca dele na temporada, e subiu no lugar mais alto em Rouen. Com 5,70 metros, o o brasileiro está em 17º. do ranking mundial. A melhor marca do ano é do americano Sam Kendricks com 5,96 metros.

Não foi uma prova com muitos nomes fortes, mas fazia tempo que o Thiago não ganhava. No entanto, o brasileiro vem subindo de rendimento, tanto que tinha feito sua melhor marca na temporada na última semana, em Rabat, Marrocos. Com a medalha de ouro na França, Thiago Braz volta a vencer após alguns meses. A última vitória dele foi exatamente em Rouen, em fevereiro, durante o circuito indoor. A última vitória outdoor foi no Troféu Brasil de 2017, em junho, com 5,52 metros. E a última vitória dele outdoor internacional tinha sido na Olimpíada de 2016.

O francês Axel Chapelle ficou em segundo lugar, com 5,60 m, seguido do argentino Germán Chiaraviglio, com 5,45 m. Thiago começou a disputa com o sarrafo a 5.45 metros. Na primeira tentativa, ele errou, mas passou na segunda chance. Depois ele passou de primeira a 5,60 metros, ganhando confiança. Com o sarrafo a 4,70 metros, o brasileiro também passou de primeira e assumiu a ponta. O francês Axel tentou por três vezes passar a marca dos 4,70 metros, mas não conseguiu e Thiago sagrou-se campeão.

No salto triplo, Nubia Soares completou a prova na primeira colocação, com 14,69 metros, terceira melhor marca do ano. A mineira quebrou pela segunda vez nesta temporada o recorde brasileiro do salto triplo, na disputa do Meeting de Sotteville-les-Rouen, na França.

Com o resultado, Nubia subiu três posições, assumindo a terceira colocação do ranking mundial na modalidade. A líder do ranking é a colombiana Caterine Ibarguen, que tem no ano a marca de 14.96.

O recorde brasileiro anterior de Nubia era de 14,59 m (0.8), obtido nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, em junho passado. “Estou muito feliz. Os meus treinos já começaram a dar resultados e o objetivo e ultrapassar a barreira dos 15 metros”, disse a atleta, que mora e treina na cidade de Guadalajara, na Espanha, com o técnico cubano Ivan Pedroso.

Completando o pódio no salto triplo em Roeun, as portuguesas Lecabela Quaresma e Patricia Mamona ficaram na segunda e na terceira colocações, com a mesma marca: 14,19 m (2.6) e 14,19 m (1.9), respectivamente. Nubia conseguiu a marca de 14,69 na segunda tentativa. Como as suas rivais não incomodavam, a brasileira administrou sua posição, resguardou-se e não fez mais nenhum salto válido.

Mais em Atletismo