Siga o OTD

Atletismo

COI deve redistribuir as medalhas do 4x100m masculino de 2008

Thomas Bach COI

Se COI definir, quarteto do Brasil vai herdar as medalhas de bronze dos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), com sede na Suíça, negou o último recurso da Jamaica, que pretendia manter a medalha de ouro no revezamento 4×100 m, recebida nos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim, na China. A equipe caribenha terminou em primeiro lugar, comandada pelo astro Usain Bolt. Trinidad y Tobago ficou em segundo lugar, o Japão em terceire e o Brasil em quarto.

No entanto, em teste refeito pela Agência Mundial Antidoping (WADA), em 2017, com o material coletado em 2008, o jamaicano Nesta Carter, que disputara a prova, deu resultado positivo. Depois de vários recursos o caso chegou à CAS que encerrou o assunto nesta quinta-feira (dia 31), contra o interesse da Jamaica.

A imprensa internacional deu grande repercussão à decisão da CAS, enfatizando que agora o Comitê Olímpico Internacional (COI) deverá fazer a realocação das medalhas, o que levará o Brasil a ganhar mais um pódio olímpico em Pequim. Assim, os quartetos trinitino, japonês brasileiro herdarão as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Aliás, foi o que aconteceu também na prova feminina do 4×100 m naquela mesma edição dos Jogos: a Rússia terminou em primeiro lugar, mas posteriormente uma de suas atletas da prova deu resultado positivo para o uso de substância proibida. Da mesma forma, depois da decisão da CAS, o COI redistribuiu as medalhas e o quarteto feminino do Brasil levou o bronze, com Rosangela Santos, Thaissa Presti, Lucimar Moura e Rosemar Coelho Neto.

Já o quarteto masculino do Brasil, titular em 2008, teve todos os integrantes oriundos de Estados do Norte e Nordeste: Vicente Lenilson de Lima (RN), Sandro Viana (AM), Bruno Lins (AL) e José Carlos Moreira “Codó (MA).

“Vamos aguardar as providências do COI”, comemorou o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, nascido na Paraíba, mas que fez sua vida como atleta, treinador, professor e dirigente em Pernambuco. “Nosso País receber mais um pódio olímpico é sempre motivo de alegria”, disse o dirigente, que parabenizou os atletas da equipe.

Presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e membro do Conselho da IAAF, o amazonense Roberto Gesta de Melo lembrou que “foi grande a performance do País na China, talvez nosso melhor resultado global em uma Olimpíada”.

Mais em Atletismo