Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani faz melhor marca da vida e vai ao pódio nos EUA

A disputa do arremesso de peso na Diamond League de Eugene, nos Estados Unidos, foi de altíssimo nível. Estavam presentes, entre os dez participantes, nove finalistas do último Mundial. A única exceção era o brasileiro Darlan Romani, que, no entanto, entrou na competição disposto a provar que está no mesmo estágio de seus adversários. E foi isso que ele fez! Com a melhor marca da vida, 21,95m, o atleta bateu o recorde sul-americano e terminou prova com a medalha de bronze, a apenas 2cm de Michal Haratik, que ficou com a prata. Ryan Crouser, dos Estados Unidos, ganhou o ouro com 22,53m. Além de Darlan, Almir Júnior foi ao pódio no salto triplo.

A disputa não começou boa para Darlan Romani. O brasileiro queimou o primeiro arremesso, enquanto Ryan Crouser já saltou na liderança com 21,98m. Na segunda rodada, ele mostrou que não estava para brincadeira e assumiu a terceira colocação ao marcar 21,61m. Neste momento, a primeira posição era de Tom Walsh, da Nova Zelândia, líder do ranking mundial, que marcou 21,84m.

Na terceira rodada, nenhum dos líderes conseguiu melhorar as marcas e as posições permaneceram inalteradas. Mas, na quarta, Ryan Crouser mandou o peso longe e reassumiu a ponta ao marcar 22,12m. A vitória estava próxima para o americano, que, em sua quinta tentativa, a sacramentou ao alcançar 22,53m.

Nesta mesma rodada, Darlan Romani fez o melhor arremesso da vida, pulando para a vice-liderança com a marca de 21,95m. A medalha de prata estava muito próxima. Mas, em sua última tentativa, o polonês Michal Haratyk conseguiu 21,97m e superou o brasileiro, que termin0u com o bronze.

Com a marca obtida neste sábado, Darlan Romani assumiu a quarta colocação do ranking mundial da temporada 2018. A liderança é de Tom Walsh, que terminou em quarto em Eugene. O neozelandês tem 22,67m como melhor marca do ano. A segunda e a terceira colocação são, respectivamente, de Ryan Cruser e Michal Haratik com os arremessos feitos neste sábado na Diamond League.

Thiago André

Assim como Thiago Braz, o fundista Thaigo André não conseguiu um bom resultado na prova da milha na etapa de Eugene da Diamond League. Último brasileiro a competir em Eugene o atleta, que venceu a prova no ano passado com 3:51.99, e foi sétimo na final dos 800 m no Mundial de 2017 em Londres, desta vez, desta vez foi o nono, com 3:56.03.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo