Siga o OTD

Atletismo

Usain Bolt perde ouro de Pequim por doping de companheiro; Brasil é bronze

Usain Bolt campeão em Pequim

O Comitê Olímpico Internacional comunicou oficialmente que a Jamaica perdeu a medalha de ouro do revezamento 4 x 100m por conta da desclassificação por doping de Nesta Caster, companheiro de equipe de Usain Bolt. Com isso, Trinidad Tobago fica com o lugar mais alto do pódio, o Japão herda a medalha de prata e o Brasil a de bronze.

Ao mesmo tempo que Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, vão colocar no peito a medalha de bronze, a lenda Usain Bolt vai perder um dos nove ouros que acumulou nas últimas três Olimpíadas.

A reanálise das amostras congeladas apresentadas por Nesta Caster resultado num teste positivo para o estimulante proibido metilhexaneamina.  “A equipe jamaicana é desqualificada do evento masculino de 4x100m”, confirmou uma declaração do COI. “As medalhas correspondentes, pins e diplomas são retirados e devem ser devolvidos. “Esta decisão entra em vigor imediatamente.”

Michael Frater e Asafa Powell foram os outros dois membros da equipe vitoriosa que agora perderá suas medalhas. Carter também ganhou uma medalha de ouro no revezamento 4 x 100m ao lado de Bolt em Londres 2012. Mas, pelo menos por enquanto, este resultado não será mudado. A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) também irá testar novamente todas as amostras que detenha em armazenamento para o atleta de outras competições.”

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo