Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-23 começa neste sábado em Porto Alegre

Campeonato reúne cerca de 500 atletas de 78 clubes do País.

Depois de dois anos, o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo volta a ser disputado. A competição, que reunirá cerca de 500 atletas de 78 clubes, representando 16 Estados e o Distrito Federal, será disputada neste sábado (28) e domingo (29), no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa, em Porto Alegre (RS).

O evento, que era interseleções, volta reformulado. O torneio passa a ser interclubes, com foco no ciclo olímpico 2017-2020, que visa observar e aperfeiçoar a nova geração de atletas. “São atletas que tem tudo para crescer tecnicamente e chegar em ótima forma nos Jogos de Tóquio”, lembrou Warlindo Carneiro da Silva Filho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

E é justamente por causa do ciclo olímpico que a CBAt firmou parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes. O CBC, que recebe recursos provenientes das Loterias da Caixa, pretende investir na formação de atletas em esportes olímpicos e paralímpicos.

Em Porto Alegre, várias promessas do esporte competirão neste fim de semana. Alguns atletas que já conseguiram resultados de destaque em competições sul-americanas e mundiais em categorias de base. O paranaense Mikael de Jesus (FECAM-PR) é um exemplo. Aos 20 anos, ele ficou muito perto do pódio na final do Campeonato Mundial Sub-20 de Bydgoszcz, na Polônia, em 2016, ficando em quarto lugar. Antes, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, Mikael também havia terminado na quarta colocação.

Outro exemplo é o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues (ELJINN-AM), que este ano conquistou a medalha de ouro no lançamento do dardo do Sul-Americano Sub-20 de Georgetown, na Guiana, e no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Trujillo, no Peru. Com a marca de 74,58 m, aos 18 anos, está em 10º lugar no Ranking Mundial Sub-20 de IAAF.

A primeira etapa da competição será disputada a partir das 8 horas deste sábado, com entrada gratuita para o público. Oito finais serão realizadas pela manhã: martelo masculino, vara feminino, 3.000 m com obstáculos feminino, disco feminino, triplo feminino, 400 m masculino, 1.500 m feminino e 100 m com barreiras feminino. A Sogipa fica na Rua Barão de Cotegipe, 400.

Última edição do Brasileiro Sub-23 de Atletismo

O último torneio nacional da categoria foi realizado em 2014, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, ainda quando era interseleções, com vitória de São Paulo, com a conquista de 71 medalhas, sendo 21 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze.

Rio de janeiro ficou na segunda colocação no quadro, com 20 medalhas (nove ouros, seis pratas e cinco bronzes), seguido do Distrito Federal, com seis (três ouros, uma prata e duas bronzes).

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Atletismo