Siga o OTD

Atletismo

Brasil derruba recorde nos 100m e fatura dez ouros no Sul-Americano Sub-18

O Brasil dominou completamente o primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que está sendo disputado em Concórdia, na Argentina.  O país conquistou 10 as 17 medalhas de ouro que foram colocadas em jogos neste sábado. O destaque foi a vitória de Vinícius Rocha Moraes, que venceu os 100m rasos em 10s36, quebrando o recorde da competição que há dez anos pertencia ao panamenho Alonso Edward, que fez 10s60 em 2006. O resultado coloca o atleta na sexta colocação do ranking mundial da temporada 2016.

Nos 100m feminino, a vitória foi também brasileira, com direito a dobradinha no pódio (foto). Lorraine Barbosa Martins ficou com a medalha de ouro com 11s78 e Gabriela Silva Mourão ficou com a medalha de bronze com 11s82 numa chegada extremamente apertada.

Mas além de Lorraine, apenas mais duas brasileiras subiram ao lugar mais alto do pódio neste sábado. Micaela Rosa de Melo venceu os 100m com barreiras e Tifani Beatriz Marinho foi a primeira colocada nos 400m rasos. As mulheres do país ainda subiram ao pódio com a prata de Gleice Stefanie de Castro no arremesso de peso e os bronzes de Giovanna Domene e Isabelle Cristina de Almeida, respectivamente, nos 2000m com obstáculos e nos 1500m rasos.

O grande domínio do Brasil aconteceu nas provas masculinas. Entre os homens, o país faturou sete das oito medalhas de outro colocadas em jogo. Além de Vinícius Rocha Moraes nos 100m, subiram no lugar mais alto do pódio Jefferson Alberto dos Santos nos 2000m com obstáculos, Bruno Benedito da Silva nos 400m, Pedro Henrique Nunes Rodrigues no lançamento de dardo, José Miguel de Souza Costa nos 1500m rasos, Lucca Leonardo Torres no salto com vara e Saymon Hoffman no arremesso de disco.

Além desse monte de medalha de ouro, os homens brasileiros ainda ganharam mais dois bronzes com Cleverson Pereira Júnior nos 400m rasos e Vitor Mottin no arremesso de disco.

Depois do primeiro dia de competições, o Brasil lidera disparado o quadro de medalhas com dez de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A Colômbia aparece em segundo lugar com duas de ouro, quatro de prata e três de bronze. O Chile é o terceiro colocado com duas de ouro, três de prata e cinco de bronze. Na quarta colocação está o Equador com duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A Argentina, dona da casa, é a quinta colocada com apenas uma medalha de ouro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo