Siga o OTD

Atletismo

Promessa do 110 m com barreiras, Vinícius Catai volta aos treinos

Na transição para o adulto, pandemia complicou rotina do atleta de apenas 20 anos, que sonha alto para os próximos anos

Vinícius Catai - 110 m com barreira - Coronavírus
Vinícius Catai tem apenas 20 anos (Wagner Carmo/CBAt)

Vinícius Catai é uma das grandes promessas das provas com barreira do atletismo brasileiro. Aos 20 anos, ele já é campeão brasileiro e sul-americano sub-20 dos 110 m com barreira e não quer parar por aí. A pandemia de coronavírus, no entanto, complicou a rotina do atleta.

Mas agora, depois de três meses, ele celebrou a retomada dos treinamentos no Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR).

“Estou muito contente. O período de quarentena foi complicado, porque estou em um ano de adaptação para a barreira dos adultos e, com as pistas fechadas e sem barreiras, isso acabou sendo uma dificuldade”, contou Vinícius, que fez treinos em casa, nas ruas e na região do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

+ Corrida olímpica da marcha e da maratona recomeça em setembro

Objetivos em 2021

Apesar da temporada difícil por causa do coronavírus, o atleta tem bons objetivos para 2021 nos 110 m com barreira. “Quero bater o recorde do Campeonato Brasileiro Sub-23, que é de 13s93, do Eder Antônio Souza, e evoluir entre os adultos”.

No ano passado, Viníciu ficou em quarto lugar no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de San José, Costa Rica, com a marca de 13s63 (2.7). “A prova foi considerada a final mais forte de todos os tempos na especialidade”, relembrou o líder do ranking brasileiro sub-20 de 2019.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

E quem confia no potencial de Vinícius Catai é seu treinador Katshuhico Nakaya, ex-atleta e com oito Olimpíadas no currículo. “Ele começou a treinar comigo no final de 2018 e tem tudo para evoluir em seu primeiro ano de adulto. Então estamos fazendo um planejamento a médio e a longo prazos, de olho na Olimpíada de 2024”, concluiu.

Mais em Atletismo