Siga o OTD

Atletismo

Braz iguala melhor marca, mas decepciona em Mônaco

Campeão olímpico voltou a saltar 5,50 m, mas desta vez os rivais eram bem mais qualificados e deixaram o brasileiro na última colocação entre cinco participantes

Thiago Braz Etapa de Mônaco da Liga Diamante Salto com Vara Mônaco
Thiago Braz repetiu marca alcançada em Trieste (Instagram/WorldAthletics)

O campeão olímpico Thiago Braz não teve um bom retorno às competições de alto nível do salto com vara. Na tarde desta sexta-feira (14), o brasileiro marcou 5,50 m na primeira etapa da temporada na Liga Diamante de atletismo, em Mônaco, e ficou na quinta e última colocação.

Thiago Braz, registre-se, igualou a melhor marca dele na temporada, já que alcançou os mesmos 5,50 m na volta às pistas em Triste, na Itália, duas semanas atrás. A prova, entretanto, não contou com nomes de peso.

Agora, em Mônaco, além do brasileiro, a etapa da Liga Diamante reuniu o sueco Armand Duplantis, atual recordista mundial e primeiro do ranking, o belga Ben Broeders (12º do mundo), o italiano Claudio Stecchi (15º) e o filipino Ernest Obiena (16º), que também esteve em Trieste e foi superado por Braz. O brasileiro entrou como o quinto do ranking.

Armand Duplantis Etapa de Mônaco da Liga Diamante Thiago Braz Salto com Vara Mônaco
O fenômeno Armand Duplantis venceu mais uma (twitter/WorldAthletics)

Duplantis, como esperado, venceu com 6,00 m, a melhor marca do ano, superando os 5,94 que ele mesmo havia marcado em Gotemburgo no início de julho. O sueco chegou a tentar os 6,15 m, mas não passou. O recorde mundial é de 6,18 m.

Broeders ficou em segundo, com 5,70 m, seguido por Obiena, também com 5,70 m, mas atrás nos critérios de desempate. Stecchi foi o quarto, com os mesmos 5,50 m de Braz, à frente também no desempate.

O atual campeão mundial e segundo do ranking, Sam Kendricks, dos EUA, estava inscrito, mas não foi para a prova. Outro que deveria participar e acabou não competindo foi Valentin Lavillenie, irmão do campeão olímpico em 2012 e prata em 2016, Renaud Lavillenie. O francês testou positivo para o coronavírus.

Outras provas

O salto com vara abriu a noite de competições da Etapa de Mônaco da Liga Diamante. Ao todo foram 14 provas, sendo apenas Thiago Braz representando o Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O programa teve ainda 110m com barreira masculino, salto em altura feminino, 800m masculino, salto triplo feminino, 5000 metros feminino, 400m masculino com obstáculos, 100m feminino, 1500m masculino, 400m feminino, 5000m masculino, 200m masculino, 1000m feminino e 3000m com obstáculos.

O ciclo olímpico de Braz

Medalha de ouro no salto com vara na Rio-2016, quando inclusive bateu o recorde olímpico, Thiago Braz faz um ciclo para Tóquio bastante complicado. Depois de saltar 6,03 m na Olimpíada disputada no Brasil, o atleta viu seu desempenho despencar em 2017, com 5,60 m como melhor marca. No ano seguinte, saltou para 5,70 m. Em 2019, Thiago Braz fez 5,92 m.

O campeão olímpico contou como se sentiu e considerou o adiamento bom para ele no aspecto esportivo. “Acho que temos que tirar algo positivo dos momentos difíceis das nossas vidas. Apesar de estar triste por conta do que estamos vivendo com essa pandemia terrível, ao mesmo tempo vou permanecer mais um ano como campeão olímpico. Além disso, não só eu, mas todos os atletas vão poder se preparar melhor para os Jogos”, disse.

“Seria muito difícil conseguirmos fazer a preparação para uma Olimpíada, com o elevado nível que se exige, sem os atletas conseguirem treinar e competir normalmente. Foi a melhor coisa a se fazer. Acredito que no ano que vem a Olimpíada será um grande espetáculo para o mundo”, afirmou Thiago Braz, de 26 anos, em abril ao Blog Laguna Olímpico, do OTD.

Mais em Atletismo