Siga o OTD

Atletismo

Campeão pan-americano, Ederson Vilela fará live de corrida solidária

Correndo por 5 mil metros em sua cidada, Caçapava (SP), Ederson Vilela irá treinar para o índice olímpico e ainda arrecadar fundos em sua live beneficente

Ederson Vilela Atletismo Maratona Tóquio
Ederson Vilela venceu o Pan, mas ainda busca a vaga olímpica (Wagner Carmo/CBAt)

O corredor Ederson Vilela, campeão da prova dos 10 mil metros nos Jogos Pan-Americanos de 2019, promoverá no próximo sábado (25) uma live beneficente. O atleta vai percorrer 5 mil metros pelas ruas de sua cidade natal, Caçapava. em São Paulo.

“Percebi que precisava ajudar, através do meu trabalho, que é o esporte, as pessoas mais necessitadas nesse momento de pandemia”, disse o corredor à “Agência Brasil”.

Segundo Ederson Vilela, a live também faz parte do programa de treinamentos. “Ainda estou um pouco longe do meu ritmo ideal, mas a ideia é ir voltando aos poucos”.

https://www.instagram.com/p/CC19NIjHkim/?utm_source=ig_embed

Índice olímpico

O brasileiro busca o índice para a prova dos 10 mil metros nos Jogos de Tóquio do ano que vem (27min28s). Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, ele venceu a prova com o tempo de 28min27s44.

Com o adiamento da Olimpíada, a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) decidiu que as novas marcas serão válidas somente a partir de dezembro de 2020, e poderão ser conquistadas até 29 de junho de 2021.

Preparação durante a quarentena

O corredor foi forçado a mudar seus planos por consequência da pandemia de coronavírus, que interrompeu o calendário de eventos do atletismo. O atleta está em Caçapava, no Vale do Paraíba, local onde nasceu, e realiza alguns treinamentos pensando em Tóquio, porém, respeitando as orientações dos órgãos de saúde.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“O Claudio (Claudio Castilho, treinador) reduziu o volume dos meus treinos. Estou fazendo pouca coisa, mas bem isolado. Estou obedecendo todos os cuidados. Tiro o tênis antes de entrar em casa, ponho minhas roupas para lavar e vou tomar banho. Aqui, perto das roças, é muito tranquilo. Tenho liberdade para correr, coisa que os que moram nas grandes cidades não têm”, contou Ederson Vilela.

Mais em Atletismo