Siga o OTD

Atletismo

Doping: chefe da Federação Russa de atletismo renuncia

Na presidência da entidade desde fevereiro, Yurchenko não explicou os motivos da renúncia em meio à novos problemas com doping

Yevgeny Yurchenko - Federação Russa de Atletismo - Doping - Atletismo
Yevgeny Yurchenko estava no cargo desde fevereiro (Alexander Shcherbak/TASS)

O presidente da Federação Russa de Atletismo, Yevgeny Yurchenko, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (13), em meio a novos problemas envolvendo doping, segundo informou a agência de notícias “Reuters”. A entidade está suspensa pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) e esses novos contratempos poderiam manter seus atletas mais afastados das competições internacionais.

Yurchenko estava no cargo desde fevereiro e não deu motivos para sua renúncia. Os problemas da Federação Russa se acumularam nos últimos meses, com alguns de seus funcionários e treinadores envolvidos em escândalos de doping.

+Governadora de Tóquio quer Jogos como símbolo de superação

A World Athletics impôs uma multa de US$ 10 milhões à Federação Russa por violar as regras antidoping em março. À época, a World Athletics definiu que os atletas russos poderiam se candidatar a competir internacionalmente como neutros. Para isso, no entanto, terão de demonstrar que estão treinando em um ambiente livre de doping.

Entretanto, esse processo seria novamente suspenso se metade da multa não fosse paga até 1º de julho. E como a Federação perdeu esse prazo, seus atletas do atletismo estão impedidos de competir internacionalmente como neutros.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Federação Russa de Atletismo foi suspensa em 2015, depois que um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) encontrou evidências de doping em massa entre atletas russos da modalidade.

Mais em Atletismo