Siga o OTD

Atletismo

Garotada derruba vários recordes no Campeonato Brasileiro Sub-16 de atletismo

As duas primeiras colocadas na final do lançamento do disco do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16, disputada na tarde desta sexta-feira (21), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, conseguiram sete marcas melhores que o antigo recorde nacional da categoria, que era 43,89 m e pertencia a Valquiria Aparecida Meurer, da AD Criciúma, e fora estabelecido em São Paulo, a 17 de outubro de 2014.

Desta vez, Caroline Elias de Almeida (Medianeira), de 14 anos e há quatro no esporte, superou quatro vezes a marca anterior (fez 44,95 m/45,12 m/45,60 m/46,05 m). Com 46,05 m, na sexta tentativa, ela garantiu a medalha de prata. Já Ana Caroline dos Santos Lopes (FAE) superou o recorde anterior três vezes: 43,96 m, 45,81 m e 48,64 m. Assim tornou-se, além de campeã da prova, a nova recordista brasileira da categoria sub-16 (mirim), com 48,64 m. A terceira foi Rafael Cristina da Silva (Sesi), com 40,01 m.

Com 15 anos e há um apenas no Atletismo, Ana Carolina confessa que nunca havia pensado em fazer esporte. “Foi minha professora (Roberta de Oliveira, sua atual treinadora) que me convenceu a fazer Atletismo”, diz a lançadora. “O objetivo é chegar um dia aos Jogos Olímpicos”, afirma a atleta, que vive em Jaboticabal (SP).

Recorde brasileiro também no lançamento do disco masculino, com Vitor Gabriel Motin (PM Colombo), de 15 anos, treinado por Sidmar Andreghelo), que marcou 69,86 m. O recorde anterior era de Saymon Rangel Hoffman (Sogipa), que tinha 61,34 m, marca feita em 13 de outubro de 2013, em São Paulo.

Vitor também é campeão da categoria sub-18, disputado na semana passada também em São Bernardo. “Gostei muito da prova, mas consegui um grande lançamento na sexta tentativa, venci e bati o recorde”, disse Vitor.

No salto em altura, a ganhadora da medalha de ouro foi Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues (RAAEI), com 1,62 m, ficando a 16 cm do recorde nacional de Ana Paula de Oliveira, mulher do campeão olímpico Thiago Braz. “Treino com José Elias, em Rondonópolis (MT)”, afirma Arielly. “Minha melhor marca é 1,67 m, feito em João Pessoa (PB), nos Jogos Escolares”, concluiu a atleta, de 13 anos e há três no esporte.

No salto em distância, vitória de LIssandra Maysa Campos (IVL), treinada por Cida Barbosa, em Cuiabá (MT). Ela tem 14 anos, saltou 5,66 m e afirma: “Comecei este ano e tenho claro para mim: quero ser uma atleta de elite.”

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo