Siga o OTD

Atletismo

Campeã mundial é suspensa por falhar em 4 exames antidoping

Campeã nos 400 m no Mundial do ano passado teria faltado em quatro exames antidoping. Punição vai de um a dois anos

Salwa Eid Naser - Atletismo - Doping - AIU - Antidoping
Atleta de 22 anos do Bahrein foi campeã mundial dos 400m em 2019 (Divulgação/World Athletics)

A AIU (Unidade de Integridade do Atletismo) anunciou a suspensão provisória da campeã mundial nos 400 m, Salwa Eid Naser, após ela ter falhado em quatro exames antidoping.

A atleta do Bahrein, de 22 anos, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial em Doha no ano passado e não teria se disponibilizado para os testes antidoping. No entanto, ela ainda alega sua inocência.

+Mundiais sub-20 e de marcha atlética são adiados para 2021

Nas redes sociais, Naser disse que “havia faltado em apenas três testes antidoping” e que os exames perdidos ocorreram antes do Mundial de Doha, em setembro. “Isso pode acontecer com qualquer um. Não quero que as pessoas se confundam com tudo isso, porque eu nunca trapacearia. Espero que tudo seja resolvido, porque eu realmente não gosto disso… Vai ficar tudo bem. É muito difícil ter essa pequena mancha no meu nome”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A investigação sobre as três falhas de Naser em 2019 estava em andamento no momento do Campeonato Mundial de Doha. Mas ela não foi suspensa provisoriamente naquele momento”, disse a AIU em comunicado. “Após a conclusão da investigação e a quarta falha em janeiro de 2020, Naser foi sujeita a uma suspensão provisória imediata”.

O que diz a regra

De acordo com as Regras Antidopagem da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), qualquer combinação de três falhas no exame antidoping dentro de um período de 12 meses por um atleta constitui uma violação.

Assim, os atletas que forem considerados culpados podem enfrentar suspensão de um a dois anos, dependendo da gravidade do caso.

Mais em Atletismo