Siga o OTD

Tóquio 2020

Período de qualificação olímpica recomeça em dezembro

Período de classificação vai até o dia 29 de junho do ano que vem para quase todas as provas; atletas já classificados mantêm vagas

Thiago Braz, do salto com vara
Thiago Braz é um dos atletas já garantidos em Tóquio (Wagner Carmo/CBAt)

A WA (World Athletics) divulgou os novos critérios do atletismo para a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados em 2021. O anunciou foi feito na quarta-feira (3) após reunião realizada virtualmente com representantes das 2014 federações filiadas.

No primeiro ponto, a entidade confirmou que os atletas que atingiram os índices exigidos desde o início do período de classificação em 2019 continuam qualificados para o evento. Dessa forma, os 24 brasileiros que já haviam batido as marcas necessárias no atletismo mantêm a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio confirmada.

Com as competições todas paralisadas desde o início de abril, a WA revelou ainda que o período para a obtenção das marcas mínimas continua suspenso até o dia 30 de novembro.

+ Volta aos treinos nos esportes aquáticos terá quatro fases

Até 29 de junho

Deste modo, os atletas retomarão as competições em busca dos índices olímpicos (que se mantiveram inalterados) a partir de dezembro até 29 de junho de 2021. Os prazos para a maratona e marcha atlética 50 km vão até 31 de maio de 2021. Cada país pode ter no máximo três representantes por prova.

No caso dos revezamentos, os qualificados no Mundial de Doha mantêm a vaga. Já as oito equipes mais bem classificadas no Mundial de Revezamentos Silesia-2021, na Polônia, marcado para os dias 1º e 2 de maio, também estarão qualificados.

Médio Prazo

Além das novas diretrizes para a classificação olímpica, a entidade aproveitou a reunião realizada na quarta-feira para divulgar também o plano estratégico da entidade para os próximos quatro anos do atletismo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Dentre os itens apontados para a entidade, vale destacar que a WA acredita que a quarentena causada pelo coronavírus trouxe e trará novas oportunidades para as modalidades do atletismo entre os não atletas.

Segundo dados divulgados na reunião, exercícios como caminhada e corrida sofreram um aumento de 88% durante este período de quarentena. A expectativa é de que a entidade consiga aproveitar este momento e atrai esse público no momento em que essa crise passar.

Mais em Tóquio 2020