Siga o OTD

Atletismo

Mundial de Londres: Thiago André fica em sétimo nos 800m

800m masculino jogos olímpicos tóquio 2020
Getty Images/IAAF

Os brasileiros tiveram uma participação positiva no Mundial de Atletismo de Londres nesta terça-feira (8). Geisa Arcanjo se classificou para a final do arremesso de peso e as duas corredoras dos 200m, Victória Rosa e Rosângela Santos, avançaram para as semifinais. Já Thiago André disputou uma final de Mundial aos 22 anos.

Na final dos 800m, Thiago André completou a prova com 1m46s30 e acabou na sétima posição, depois de completar a primeira volta em quarto. “Foi uma prova bem difícil pra todos, tava mundo equilibrado, tentei fazer meu melhor. Saí forte durante a prova e como não tenho tanta experiência foi um aprendizado. Teve muito empurra-empurra, mas deu tudo certo. Não esperava estar fazendo parte dos oito melhores do mudo hoje, mas a gente vem trabalhando pra isso”, disse André à reportagem do SporTV. O corredor ainda não sabe se disputará os 1.500m neste mundial.

200m

Victória Rosa se classificou para as semifinais em terceiro lugar na bateria, com o tempo de 23.26, 17º no geral. “A prova já estava forte,mas eu me equilibrei pra me classificar. Achei que deveria ser um pouco melhor, no final faltou um pouquinho mais de gás”, declarou a atleta à reportagem do SporTV.

Já Rosângela Santos também se classificou. Ela ficou em segundo lugar na bateria com 23.34, 20º tempo geral. “Tentei fazer uma prova pra classificar. Hoje tá muito frio, aí eu tentei não forçar pra não dar lesão porque tem o revezamento. Fiz uma prova bem reservada pra chegar na semifinal, tentei fazer a curva forte, entrar na reta e trabalhar, a gente tem que ter uma noção de onde está na prova pra não bobear”, disse Rosângela, que teve o melhor tempo de reação de todas as semifinalistas, com 0.126.

Arremesso de Peso

Geisa Arcanjo conseguiu 17.79m na última tentativa de alcançar a final, ficando com a 12ª marca na qualificatória. Mesmo estando abaixo do índice de classificação automático, que era de 18.30m, a brasileira se garantiu na final pela primeira vez em um Mundial. “Foi angustiante, se eu não passasse seria a hora de rever o que que a gente fez de errado no ano todo. É um alívio passar pra final no mundial, mesmo com uma marca ruim. Não considerava o índice tão alto, acreditei que faria 18.20 aproximadamente, tenho que me concentrar amanhã. Acho que sempre dá pra melhorar a velocidade”, disse a atleta.

PROVAS DESTA SEGUNDA-FEIRA
Na noite desta segunda-feira, três brasileiros participaram das provas do Mundial. Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama) não passou pelas eliminatórias dos 200 m, terminando em 6º lugar na série 3, com 20.82 (0.3). “Detalhes acabaram me atrapalhando. Larguei bem, fiz bem a curva, mas não concluí bem a prova”, disse o carioca.

No salto triplo, Mateus Sá (Pinheiros) terminou em 14º lugar no Grupo A, com 16,10 m (0.2), não avançando para a final.

Nas semifinais dos 400 m com barreiras, Marcio Teles (B3 Atletismo) tropeçou e caiu feio logo após o início da prova, precisando de atendimento médico. Nada de grave, porém, ocorreu como brasileiro, além da frustração de tentar uma vaga na final.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Atletismo