Siga o OTD

Tóquio 2020

Com 40 anos de experiência, treinador aposta em Almir Júnior

Treinador do Sogipa há 40 anos, Arataca aposta que Almir pode bater marcas de João do Pulo e Jadel Gregório

Almir Júnior
Arataca contribuiu na mudança de modalidade de Almir (Wagner Carmo/CBaT)

Com quase de 40 anos atuando como treinador de atletismo do Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), José Haroldo Loureiro Gomes, ou Arataca, é um dos nomes fundamentais no momento de analisarmos os resultados do atletismo brasileiros no esporte mundial.

Responsável pelo primeiro atleta do clube a disputar uma edição de jogos olímpicos, Jorge Teixeira em Seul 1988, o treinador já tem a sua aposta para a próxima edição do evento, que acontecerá no ano que vem, em Tóquio. Trata-se de Almir Júnior, atleta de 26 anos do salto triplo.

Almir iniciou no atletismo com apenas 14 anos de idade, porém competia no salto em altura. Através dos conselhos e treinos com Arataca, o atleta acabou trocando de modalidade há apenas três anos e acabou melhorando os seus resultados. Dentre os bons resultados está o bronze conquistado na Meeting de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, em junho do ano passado, que garantiu também o índice olímpico para os Jogos de Tóquio.

+ Mineirinho e Bob Burnquist apoiam Chorão em remake de game

“Ele é um cara que tem muita habilidade. Tem pouco treinamento na prova do salto triplo. A idade cronológica dele é de 26 anos, mas a idade de treinamento, que é a que conta, ainda é muito pequena. O Almir tem saúde para seguir saltando em alto nível até os 32, 34 anos. Ele tem condição de bater os 18 metros, quebrando as marcas do João do Pulo, que é 17m89cm, e do Jadel Gregório, 17m90cm”, garante Arataca em entrevista concedida a “Agência Brasil”.

Almir Júnior
Almir Júnior é uma das esperanças de medalha em Tóquio (Wagner Carmo)

Resultados importantes

Com apenas três anos desde a mudança de modalidade, Almir Júnior já possui alguns resultados expressivos. Em 2018, o brasileiro foi prata no Mundial indoor na Inglaterra, enquanto no ano passado chegou a ser o terceiro melhor do ranking mundial indoor. Os resultados obtidos em tão pouco tempo no salto triplo já causam a impressão de que a mudança foi uma decisão acertada tomada pelo atleta e seu treinador.  

“Ele chegou aqui no final de 2009, tinha sido campeão em diversas categorias de base no salto em altura. Ele tinha bons resultados, mas faltava um próximo passo. Depois, no final de 2016, ele participou apenas para completar a equipe na prova do salto triplo, nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo. E ficou em segundo lugar, perdendo por apenas um centímetro para o Jean Casemiro, líder do ranking brasileiro na época. Foi aí que surgiu a ideia, era início de 2017″, relembra o treinador.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Já garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Almir Júnior deve retomar aos treinos nessa quinta-feira (04). Isso porque o atleta, que vinha passando o período de quarentena em sua cidade natal, deve retornar para Porto Alegre, onde pelo fato da doença não ter sido tão grave já abriu as portas para a retomada de certas atividades.

“Diferentemente de outras modalidades aqui do clube, nós do atletismo estamos em uma situação um pouco mais confortável. Além do Almir já estar garantido em Tóquio, as competições oficiais valendo índices, ou que contem pontos para o Ranking Mundial Olímpico, só retornarão em dezembro deste ano. Assim, estamos voltando aos poucos”,  explicou o técnico.

Mais em Tóquio 2020