Siga o OTD

Atletismo

“Retornar aos treinos foi um sonho”, afirma Thiago Braz

Depois de mais de dois meses confinado em sua casa na cidade de Formia, o ganhador da medalha de ouro no salto com vara na Rio-2016 pôde retomar a preparação no Centro Olímpico de Treinamento. “Saltar de novo foi uma alegria enorme”

Thiago Braz comemora volta aos treinos na Itália
Thiago Braz comemora volta aos treinos na Itália (Instagram/Thiagobrazpv)

Depois de mais de dois meses de espera, o campeão olímpico Thiago Braz retomou as atividades normais no Centro Olímpico de Treinamento de Formia, cidade localizada no sul da Itália e onde o atleta reside. Desde o início de março, seguindo as orientações da quarentena provocada pela pandemia do coronavírus, o especialista no salto com vara estava improvisando seus treinos no quintal de casa.

“Só se reconhece o bom quando se passa pelo ruim. Vocês não têm ideia quanto fiquei feliz por voltar aos treinamentos no Coni, ainda com todas as prevenções e restrições”, comentou Thiago, referindo-se ao Centro Olímpico italiano. “Retornar aos treinos foi um sonho. Não só para mim, mas para outros atletas. Quando entrei e tive a oportunidade de saltar, foi uma alegria enorme.”

Sem pensar no calendário

Embora a World Athletics (ex-IAAF) tenha divulgado um calendário provisório de competições para o segundo semestre, Thiago prefere concentrar-se nos treinos.

“Precisamos correr atrás do tempo perdido, com improvisações. Tudo ainda é muito incerto, devido à pandemia, então fica difícil falar sobre o retorno aos meetings”, afirmou o recordista olímpico com a marca de 6,03 m obtida na Olimpíada do Rio-2016.

Preferiu ficar

Embora convidado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para voltar ao Brasil, Thiago preferiu ficar na Itália no auge da pandemia do novo coronavírus no país.

+ André Domingos relembra início difícil na carreira

“Após a minha última competição indoor, em 7 de fevereiro, na França, decidi retomar os treinos em Formia. Apesar do fechamento do Coni, preferi não correr riscos com mais viagens e aproveitar a companhia do Vitaly [Petrov, seu técnico] nos treinos no quintal de casa aqui na Itália”, lembrou Thiago Braz.

Nos treinos improvisados, Thiago e o filipino Ernest Obiena, companheiro no Coni e vizinho de casa, amarraram uma vara entre duas árvores para poder simular os movimentos finais do salto.

O campeão olímpico no salto com vara na Olimpíada do Rio-2016 Thiago Braz comemora a volta aos treinos na Itália após pandemia perder força no país
Thiago Braz treinando durante a quarentena na Itália (Instagram/Thiagobrazpv)

Em relação ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, Thiago Braz encarou com naturalidade.

“Temos de tirar algo positivo de todos os momentos difíceis. Agora, todos vão poder se preparar melhor para a Olimpíada. Acredito que no ano que vem os Jogos serão um grande espetáculo. Do jeito que estava, ninguém conseguiria fazer uma preparação em alto nível, como se exige. Foi a melhor decisão a ser tomada”, concluiu o atleta, que ficou em quinto lugar no Mundial de Doha-2019.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Thiago Braz terminou a temporada do ano passado na quinta colocação no Ranking da World Athletics do salto com vara, com 5,92 m. O resultado foi alcançado na etapa da Liga Diamante de Mônaco, em 12 de julho.

Mais em Atletismo