Siga o OTD

Atletismo

Adhemar Ferreira e Aída dos Santos entram no Hall da Fama

Dupla histórica do atletismo brasileiro ingressa seleta lista a partir de 2020

Adhemar Ferreira
Adhemar Ferreira é bicampeão olímpico no salto triplo (Foto: Reprodução/COB)

Na última terça-feira (28), mais dois nomes do atletismo brasileiro passaram a ingressar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Bicampeão olímpico no salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva foi um dos lembrados, enquanto Aída dos Santos, única brasileira a competir nos Jogos Olímpicos Tóquio de 1964, completa a lista.

Os novos integrantes do Hall da Fama participarão de cerimônias para deixar as marcas de suas mãos ou pés em moldes para exposição no Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. No caso de Adhemar Ferreira da Silva haverá homenagem póstuma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além das duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne em1956, Adhemar Ferreira também subiu três vezes no lugar mais alto do pódio em Pan-americanos: Buenos Aires-1951, Cidade do México-1955 e Chicago-1959. Cinco vezes recordista mundial no salto triplo, o paulista falecido em 2001 foi porta-bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Roma-1960.

Já Aída dos Santos finalizou a sua participação Jogos Olímpicos Tóquio-1964 com a quarta colocação no salto em altura, sendo este o melhor resultado individual de uma atleta brasileira em Jogos Olímpicos até Pequim-2008. A atleta participou ainda da Olímpiada da Cidade do México em 1968.

Aída dos Santos
Aída dos Santos foi a única brasileira a competir nos Jogos de 64 (Foto: Reprodução/COB)

Além de Aurélio, mais nove atletas e/ou treinadores entraram para a seleta lista em 2020: Adhemar Ferreira da Silva e Aída dos Santos (atletismo); Bernard Rajzman (vôlei); Reinaldo Conrad (vela); Sebastián Cuattrin (canoagem em velocidade);  Tetsuo Okamoto (natação); Wlamir Marques (basquete); Nelson Pessoa (hipismo); e Mário Zagallo (futebol).

“O Hall da Fama é uma iniciativa do COB que visa a eternizar aqueles que ajudaram a construir a história olímpica do Brasil, além de ocupar essa lacuna de reconhecimento e valorização de ídolos do esporte do país”, afirmou a presidente do COB, Paulo Wanderley.

“Eu já conversei com a Adiel, filha do Adhemar, e com a Aída. E estou muito orgulhoso pelos feitos esportivos do Adhemar e da Aída dos Santos terem sido agraciados com lugares no Hall da Fama. Estou agradecido ao COB pelo reconhecimento desses dois fenômenos do nosso atletismo brasileiro”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Já integram o seleto grupo de brasileiros do atletismo no Hall da Fama do COB: Vanderlei Cordeiro de Lima, Joaquim Cruz, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo e Sylvio de Magalhães Padilha.

Mais em Atletismo