Siga o OTD

Atletismo

Usain Bolt é atração do primeiro dia do Mundial em Londres

Usain bolt 100m 200m masculino jogos olímpicos

O jamaicano compete no primeiro dia do Mundial de Atletismo, competição que vai marcar sua despedida das pistas

Com cerca de dois mil atletas, inscritos por 205 países, começa nesta sexta-feira (dia 4), a 16ª edição do Mundial de Atletismo. O Campeonato será disputado no Estádio Olímpico de Londres, o mesmo que foi palco dos Jogos de 2012. Nesta rodada inicial, com oito provas, todas no período noturno, as grandes atrações serão o jamaicano Usain Bolt, que fará a preliminar dos 100 m no último Mundial de sua brilhante carreira, e o britânico Mo Farah, que disputará a final dos 10.000 m e também promete se aposentar este ano.

O Brasil participa da competição com 36 atletas e um deles compete já na rodada de abertura: Paulo Sergio dos Santos Oliveira, que fará a prova de qualificação do salto em distância a partir das 15:30, hora de Brasília (19:30, hora local).

Paulista de Buritama, 24 anos de idade e há 10 no Atletismo, Paulo Sergio afirmou que está confiante numa boa apresentação. “Venho treinando bem e vou lutar para chegar à final”, disse o atleta, no saguão do Grange Hotel, onde a Seleção Brasileira está hospedada. “O treinador dele (Aristides Junqueira) me informou que o Paulo está numa boa fase”, confirmou o treinador-chefe da equipe, Carlos Cavalheiro.

A melhor marca de Paulo, que defende a B3 Atletismo, este ano é 8,05 m e seu recorde pessoal é 8,13 m, de 2014. Ele está no Grupo B e o sul-africano Ruswahl Samaai é quem tem a melhor marca na temporada, com 8,49 m. O melhor de todos os inscritos é outro saltador da África do Sul: Luvo Manyonga, que fez 8,65 m este ano. Mas há dúvidas quanto à sua participação.

Para garantir sua classificação à fase seguinte, o brasileiro terá que repetir o salto de 8,05 m, que já fez este ano, ou ficar entre os 12 melhores na qualificação geral. A prova final está marcada para sábado (5), a partir das 16:05 (20:05).

O tempo está instável na capital britânica. Nos dois últimos dias choveu, ventou e fez frio. O serviço de meteorologia espera que o tempo melhore já a partir desta sexta-feira. O Mundial tem duas novidades nesta edição: pela primeira vez as disputas começam na sexta-feira, pois normalmente o sábado é o primeiro dia, e uma nova prova entrou no programa (os 50 km marcha atlética feminina). Agora o programa completo tem 48 provas finais, 24 para homens e 24 para mulheres.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo