Siga o OTD

Tóquio 2020

Ederson Vilela está focado no índice olímpico da maratona

Medalha de ouro nos 10.000 metros nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, o atleta deve estrear na nova prova em dezembro

Ederson Vilela Atletismo Maratona Tóquio
Para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Ederson Vilela precisa alcançar a marca de 2:11:30 (Wagner Carmo/CBAt)

Com histórico vitorioso na prova de 10.000 metros, Ederson Vilela tem como objetivo ir ao Jogos Olímpicos de Tóquio em outra disputa do atletismo. A meta do atleta é conquistar o índice olímpico na maratona e, para garantir vaga, precisa alcançar a marca de 2h11min30s. O competidor treinava para sua primeira prova de 42,195 km da carreira, que estava marcada para domingo (19), em Viena, na Áustria.

+ Petrúcio Ferreira: “Inspiração é o que o esporte traz”

“O objetivo era tentar o índice olímpico (2:11:30). Agora, a situação está bem indecisa. Acho que vamos refazer a programação quando as coisas estiverem mais claras”, disse Ederson Vilela, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 nos 10.000 metros e foi campeão do Troféu Brasil de Atletismo no ano passado na mesma prova.

Preparação durante a quarentena

O corredor foi forçado a mudar seus planos por consequência da pandemia de coronavírus, que interrompeu o calendário de eventos do atletismo. O atleta está em Caçapava, no Vale do Paraíba, local onde nasceu, e realiza alguns treinamentos pensando em Tóquio, porém, respeitando as orientações dos órgãos de saúde.

Ederson Vilela Atletismo Maratona Tóquio
Ederson Vilela faria sua estreia na maratona no último domingo (19) (Wagner Carmo/CBAt)

“O Claudio (Claudio Castilho, treinador) reduziu o volume dos meus treinos. Estou fazendo pouca coisa, mas bem isolado. Estou obedecendo todos os cuidados. Tiro o tênis antes de entrar em casa, ponho minhas roupas para lavar e vou tomar banho. Aqui, perto das roças, é muito tranquilo. Tenho liberdade para correr, coisa que os que moram nas grandes cidades não têm”, contou Ederson Vilela.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Ele estava inscrito na Maratona de Viena, mas por causa da pandemia muitas provas acabaram canceladas. Como a World Athletics determinou que nenhuma marca servirá como índice até 30 de novembro, buscamos agora uma maratona em dezembro”, comentou o técnico Claudio Castilho.

Mais em Tóquio 2020