Siga o OTD

Atletismo

World Athletics pressionada a rever congelamento dos índices

Federação Internacional suspendeu a classificação olímpica até dezembro de 2020, mas grupo europeu pede que índices sejam validados

World Athletics - Classificação Olímpica - Congelamento dos índices - Tóquio - Atletismo
Darlan Romani é um dos destaques brasileiros no atletismo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Com o calendário internacional suspenso e as Olimpíadas de Tóquio adiadas para o ano que vem, a Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) já havia anunciado que a obtenção de índices e a consequente classificação olímpica foi suspensa até o dia 1º de dezembro deste ano. No entanto, a pressão para que a decisão seja revista vem aumentando.

Segundo o portal Inside The Games, um grupo de representantes europeus de atletismo (Euromeetings), enviou um carta ao presidente da World Athletics, Sebastian Coe, pedindo que ele reconsidere o congelamento dos índices e a suspensão da classificação olímpica para Tóquio.

A carta explica que vários membros do Euromeetings estão trabalhando para organizar competições ainda em 2020 para atletas que “querem e precisam competir”.

+Mundial de atletismo é remarcado para julho de 2022

“Ao explicar aos nossos patrocinadores e instituições de apoio a necessidade de organizar competições de atletismo em 2020, infelizmente perdemos um argumento importante: a possibilidade de classificação olímpica. Se a situação geral permitir que os eventos de atletismo ocorram no outono (segundo semestre) deste ano, gostaríamos de propor que seja possível que os atletas atinjam os índices de classificação olímpica”, diz a carta.

O Euromeeting explicou ainda que só haveria a realização de eventos que atendam ao nível organizacional necessário e onde operações sólidas anti doping, como campeonatos europeus, torneios de um dia, como a Diamond League, e campeonatos nacionais de atletismo.

A carta ressalta ainda que, além deles, a proposta é apoiada por atletas, representantes dos atletas e por federações nacionais de atletismo. E destaca que as emissoras de televisão também “ficariam felizes em ver eventos em 2020 com possibilidade de classificação olímpica”.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Compreendemos perfeitamente a globalidade e a justiça da situação atual, mas gostaríamos de ver um pouco de luz no final do túnel em 2020. Achamos que seria bom manter os atletas motivados a treinar para alguma coisa e nós, organizadores, preparar nossos eventos”, concluiu a carta.

O congelamento dos índices no atletismo começou a receber críticas uma vez que alguns eventos marcados para antes de dezembro ainda não foram cancelados. Por isso, quem apoia a revisão da decisão entende que não é justo que os atletas que estejam no “padrão olímpico” não tenham seu resultados válidos para classificação olímpica.

Por enquanto, o período de classificação olímpica do atletismo será retomado em 1º de dezembro de 2020 e continuará até 29 de junho de 2021, por ranking e por marca, na maioria dos eventos, exceto a maratona e os 50 km da marcha atlética, que terminam em 31 de maio do ano que vem.

Mais em Atletismo